Faltando exatos 16 meses para a eleição municipal de 2024, que escolherão novos ou manterão prefeitos em seus cargos, assim como milhares de vereadores em mais de 5 mil municípios do Brasil, os partidos políticos em Catalão, Goiás, já iniciaram o processo de formação de suas chapas de vereadores. Embora a eleição possa parecer distante, as legendas já estão em busca de candidatos com potencial para conquistar votos suficientes para ocupar as 17 vagas na Câmara de Vereadores de Catalão.
A disputa para vereança em Catalão é conhecida por sua desigualdade. Candidatos com abuso de poder econômico e uso de cargos públicos em busca de capital político, competem contra bons nomes, o que torna o processo ainda mais difícil. Muitos pretendentes a candidatos, que obtiveram uma boa quantidade de votos nas eleições de 2020, estão hesitantes em se candidatar novamente, pois temem tomar pancadas e trabalhar para eleger as mesmas “figurinhas carimbadas”.
Apesar dessas dificuldades, a formação de uma chapa forte de vereadores é essencial para uma campanha de prefeito. Os partidos estão em busca de candidatos corajosos que possam liderar as campanhas dos prefeitáveis. Porém, muitas vezes, esses candidatos são valorizados apenas temporariamente e são sugados por políticos oportunistas.
Texto escrito e publicado por: Badiinho Moisés