Escrito por: Badiinho Filho
Fotos: Badiinho
Na última sexta-feira 23 de Outubro aconteceu o Lançamento da Campanha do Grupo OAB Forte Catalão em um grande café da manhã realizado no Espaço Santo Pane.
O evento contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas sendo contabilizados 136 advogados e advogadas que referendaram seu apoio ao grupo OAB Forte que terá como candidato a presidente em Catalão o experiente advogado José Roberto Ferreira Campos, que já presidiu a entidade em outras três oportunidades, e em Goiás o advogado e professor Flávio Bounaduce Borges, que possui vasta experiência na entidade e tem demostrado a viabilidade de seu projeto.
José Roberto esteve acompanhado pelos candidatos a vice-presidente Thadeu Botêga Aguiar, Secretário Geral, Marco Thúlio Lacerda, Secretário-Adjunto, Cláudio Ciríaco Cirino, Tesoureiro, Fausto Teodoro Neves, Ouvidor Geral, Mario Henrique Cândido Leão, diretor da CASAG Samuel Tássio de Melo, diretora da Escola Superior de Advocacia, Paula Faids, conselheiros seccionais, Leonardo Oliveira Rocha e Celso Dias Calixto, representantes das Comissões de Trabalho, Marcos Vinícius Moreira Castro Silva e Nile William Fernandes Hamdy (Ensino Jurídico e Advogado Professor), José Eduardo Dias Calixto, Jaqueline Francisca da Silva Rosa, Mara Carolina Godoi Rodrigues e Juliana Lucas Resende (Ética e Disciplina), Cleyber João Evangelista e Aguiar Isac Pereira Ribeiro (Direitos e Prerrogativas), Hudson Franco Bandeira de Melo, Roberto Vaz Gonçalves, Diego da Rocha Cunha e Fernando Silvano Rosa (Direitos Humanos e Cidadania), Hugo Deleon de Carvalho Costa e Giselle Maria Jacob (Direito Público e Administrativo); Dimas Rosa Resende Júnior, Thiago Ferreira Almeida, Alexandre Silva Fernandes, Marcio Sousa Costa e Nathasha Silva Ramos Bedun (Direito do Trabalho), Orival Cândido Leão, Renato Rodrigues Vieira, João Paulo de Oliveira Marra e Antônio Manoel do Nascimento (Direito Criminal), Ludmila das Graças Araújo Zardine, Walbetriz Maria S. Damásio, Ruth Pimenta de Castro, Kelly Divina de Souza e Diego Tomas Luciano (Direito Previdênciário); Vanessa Giacomini Freitas, Débora Mamede Lino, Amanda Ramos, Ana Paula de Castro Silva e Aline Marra do Nascimento (Mulher Advogada), Eduardo Aparecido Cardoso, Abner Marques Gomes, Rafael Silva Couto, Viviane Gonçalves da Silva, Barbara Gonçalves Marques Ribeiro, Douglas Medeiros dos Santos e Ítala Reis de Oliveira (Advocacia Jovem), Fausto Eduardo Prefeito e Dustan Teodoro de Sousa (Esportes e Lazer), Kelly Marques de Souza, Leidiane Santana Nogueira e Ângela Carneiro Souza Borba (Valorização do Advogado), Bruno Cutaite Amoroso (Direito Ambiental), Aparecida de Fátima Batista e Ceila Reinaldo da Costa (Cível e Empresarial), Amanda Gomes Marçal Vieira Vaz, Telma de Fátima Siqueira, Helena do Amaral e Marcelo Henrique de Mesquita (Estágio e Exame de Ordem), Glauber Matias Marra e Cruz (Consumidor), Henrique Batista Franco (Diligência e Acompanhamento Forense), Jair Humberto da Silva, Bernadete Braga Gomides e Vanessa Cândido Amorim Leão (Família e Sucessões), Marina Rafhaela Carvalho de Araújo, Karita de Sena Ribeiro e Chiara Lubich Oliveira (Sindical), Elaine Divina da Silva Fagundes (Portadores de Deficiência e Necessidades), Silvio Pereira Gomes e Meriele Nickhorn (Imobiliário e Urbanístico), Leonardo de Paula Costa, Debora Mamede Lino, Lázaro Pinto Marra Neto e Juliana Lucas Resende (Juizados Especiais), bem como do atual presidente da entidade em Catalão Randall de Melo Gomes.
Buonaduce foi acompanhado pelos candidatos a vice-presidente, Júlio Meirelles, Secretária Geral, Patrícia Centeno, diretor da Casag, Júlio César, conselheiros seccionais, Dyogo Crossara e José Divino Moraes e conselheiro federal Djalma Rezende, além do atual conselheiro federal, Miguel Cançado.
No café da manhã, Buonaduce elogiou a grande participação de advogados no evento. Flávio Buonaduce falou sobre as questões atuais da carreira advocatícia. “Não podemos mais aceitar que advogados desistam da carreira por não conseguirem se sustentar financeiramente e para superar essas dificuldades é preciso unir a classe”, disse.
O candidato a presidente da subseção de Catalão, José Roberto Campos, afirmou que a presença de Flávio Buonaduce no evento demonstra o comprometimento dele com o futuro da OAB-GO. “Os advogados precisam ver o candidato, ouvir suas propostas e dialogar com ele, e o Flávio é muito atento a isso”, explicou.
O conselheiro federal Miguel Cançado enalteceu o apoio e a presença de um dos advogados percursores da OAB em Catalão Dr. Manuel Januário, destacando a atuação histórica da OAB Forte à frente da instituição. “Só podemos afirmar que defendemos as prerrogativas dos advogados em Goiás, como efetivamente fazemos, porque temos uma instituição forte. Toda a estrutura que a OAB-GO tem hoje foi conquistada pela OAB Forte”, finalizou.
Após o evento, José Roberto e Flávio Buonaduce visitaram o escritório de Maria Ondina, advogada com mais tempo de atuação na cidade de Catalão.
Após a visita, os candidatos foram entrevistados em duas rádios de Catalão. Eles responderam a questionamentos sobre a carreira jurídica em Goiás e na subseção e apresentaram suas propostas.
Perguntado sobre os problemas que os advogados em início de carreira enfrentam, Buonaduce falou sobre a proposta anuidade solidária, que oferece isenção do pagamento da primeira anuidade da OAB para advogados que cursaram a faculdade por meio de algum benefício social.
Para auxiliar os bacharéis com pouca experiência, o candidato apresentou a proposta “Advogando para o advogado “, que já foi implantada em Rio Verde e consiste na disponibilização de um profissional com mais prática para acompanhar o iniciante em situações de rotina da advocacia.
As propostas de Flávio Buonaduce foram construídas por meio do Movimento Observatório da Advocacia Goiana, que percorreu todas as subseções do estado para ouvir as demandas da advocacia.
José Roberto foi enfático em garantir a supremacia da OAB frente aos interesses de grupos políticos bem como o apoio irrestrito aos advogados e advogadas em seus anseios “Nosso grupo está comprometido em fazer uma gestão apolítica sem qualquer interferência político partidária na instituição que deve ser preservada. Nossa luta sempre foi em prol da classe e é por todos os colegas decanos e jovens que pretendemos trabalhar diuturnamente para valorização da classe, respeito aos direitos e prerrogativas, melhorias nas condições de trabalho e apoio irrestrito a jovem advocacia.”