Secretário da Saúde recebeu do prefeito Jardel Sebba a missão de implantar duas Unidades de Pronto Atendimento na cidade.
Em reunião com o secretário da Saúde, Adenilson Lima, o prefeito Jardel Sebba (PSDB) pediu que apresentasse um estudo para implantação de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na cidade. Lima, que coordenou a rede de Saúde Pública de Uberlândia por oito anos, foi o responsável técnico pela instalação das UPA’s na cidade mineira. O secretário informou que na primeira semana de fevereiro irá apresentar o projeto de implantação da primeira unidade, que vai dividir o atendimento de urgência e emergência com a Santa Casa de Misericórdia.
Além da área onde será instalada, que está em fase de definição, Adenilson está formatando os trâmites burocráticos junto ao Governo Federal. O prefeito Jardel Sebba solicitou que fossem averiguadas as áreas públicas disponíveis na cidade para que a unidade funcionasse em um local de fácil acesso para os moradores. “Já pedi um estudo das áreas disponíveis para avaliarmos o local sob vários critérios. O principal, por se tratar de atendimento de urgência, deve ser de acesso rápido às ocorrências de qualquer parte da cidade.”
As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h atenderão aos pacientes com classificação de risco em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.