No último final de semana, os militares do 10º Batalhão Bombeiro Militar (10º BBM), combateram dois incêndios em residências na cidade de Catalão, sendo nos bairros Jardim Imperial e no Castelo Branco. Felizmente, ninguém se feriu, sendo registrados em ambas ocorrências, apenas danos materiais.
CASA PEGOU FOGO NO JARDIM IMPERIAL
A primeira ocorrência de incêndio em residência unifamiliar, foi registrada por volta das 13h30, na Rua Andiroba, no bairro Jardim Imperial.
No local, os bombeiros constataram que havia um foco generalizado de incêndio na área de serviço da residência, porém, constatando-se que não havia ocupantes na residência.
Para o combate às chamas, foi necessário a montagem de uma escada em um muro que dá acesso à área de serviço. Após o desligamento da energia da residência por parte da guarnição de salvamento, foi iniciado o combate direto das chamas por meio de uma linha de ataque.
Após a extinção das chamas, a guarnição constatou que foram danificados pelas chamas os seguintes objetos: 01 máquina de lavar roupa, 02 bicicletas, 01 colchão, 01 janela tipo blindex, além de pequenos objetos os quais não puderam ser identificados. Antes de ser realizada uma abertura forçada do portão da residência, os proprietários chegaram ao local.
Após o rescaldo, foi realizada a abertura de todas as janelas e portas da residência para uma melhor ventilação. Foi constatado ainda que as chamas não ocasionaram danos na parte interna da residência, a qual ficou apenas tomada pela fumaça.
A causa do incêndio não pode ser identificada pela guarnição. No combate às chamas, foram utilizados aproximadamente 300 litros de água da reserva técnica da viatura.
NO CASTELO BRANCO, CASA TAMBÉM PEGOU FOGO
Também no domingo (03), uma outra ocorrência de incêndio em residência unifamiliar foi registrada na Rua 94, no bairro Castelo Branco.
No local, os militares constataram que havia um incêndio generalizado que consumia vários cômodos de uma residência. Os bombeiros foram informados por terceiros que o morador da residência se encontrava no interior da mesma tentando apagar as chamas. Um integrante da equipe de combate a incêndio realizou a busca e retirada do morador que estava consciente e deambulando, sem queixas ou lesões aparentes.
Durante a retirada do morador, parte do telhado estava na iminência de cair, tornando a permanência no interior da residência arriscada. Assim que o morador foi retirado, foram iniciados os trabalhos de combate às chamas. Havia muita fumaça, o que dificultou a visibilidade. As chamas estavam concentradas em um dos quartos e em partes da sala de TV.
Durante o rescaldo, foi constatado que os seguintes itens foram danificados por completo: 01 cama de solteiro, 02 colchões, 01 armário, 01 mesa de TV, 01 aparelho televisor de 18 polegadas, 01 guarda-roupas e peças de vestiário, além de documentos pessoais do morador da residência. Demais cômodos da residência não foram afetados pelas chamas. Após o termino dos trabalhos de extinção e rescaldo, foram repassadas orientações ao morador quanto às medidas a serem tomadas.
No combate às chamas, foram utilizados aproximadamente 1.000 litros de água da reserva técnica da viatura.
Escrito por: Badiinho Filho/Com informações do 10º BBM