A mistura de cores e o batido dos tambores das congadas de Catalão, que neste ano completa 141 anos de existência, foi sentido nos quatro cantos da cidade no último ensaio realizado na tarde de ontem, domingo (24). Os ternos partiram da casa de cada Capitão e se encontraram no Largo do Rosário um a um. Esse último ensaio é dedicado ao General das Congadas.
Depois de dois meses de preparação, os 22 ternos de congos que vão colorir as ruas cidade de Catalão, começando na alvorada que anuncia a chegada Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, que acontece de quinta (28) para sexta-feira (29), estimulando a fé e a devoção de milhares de pessoas que vão prestigiar e acompanhar umas das maiores festas religiosas de Goiás e do Brasil.
Além das celebrações das missas, procissões e apresentação dos ternos de congos, a parte comercial da Festa do Rosário com as tradicionais barraquinhas, é também um atrativo que arrasta um grande público para o evento. Então, depois de rezar, o jeito é barracar!
Escrito por: Badiinho Filho
Fotos: Reprodução