Em Catalão, a vacinação contra a Covid-19 começou às 08hrs da manhã desta quarta-feira (20), após o município receber 1.100 doses para imunização dos grupos prioritários, que neste primeiro momento, é composto por idosos que moram em asilos e os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente no combate ao Coronavírus (Sars Cov 2)
O início oficial da aplicação das doses aconteceu na sala de vacina do Centro Integrado da Mulher (CIM). Uma idosa de 107 anos, Sebastiana Inácio de Matos (moradora do Asilo São Vicente de Paulo), foi quem recebeu a primeira dose na cidade. A técnica de enfermagem, Walmira Borges de 51 anos, agredida em agosto do ano passado enquanto trabalhava no Hospital de Campanha da cidade, foi a segunda a ser imunizada. E o terceiro escolhido pela administração municipal para ter acesso ao antídoto e também marcar a abertura desse momento, foi o médico infectologista e membro do Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus – COVID-19, dr. Franco Nero Tristão.
Representando o Prefeito Adib Elias e o vice João Sebba, que se encontram afastados para tratamento e recuperação da doença, o secretário municipal de Saúde falou da importância e da alegria de viver esse momento. “A gente emociona porque somos todos seres humanos. Mas, o mais importante é saber que realmente as primeiras pessoas imunizadas em Catalão já aconteceu”, disse ele.
E a vacinação continua. Todos os demais profissionais da saúde que atuam diretamente no combate à covid-19 deverão ser imunizados ainda hoje ou até que as doses sejam findadas. Quanto aos idosos em situação de asilo/abrigo, o município enviará equipes da Secretaria de Saúde para que façam a aplicação das doses nos abrigos da cidade. A ideia é resguardar esse público e facilitar o processo.
De acordo com o secretário de Saúde, o município seguirá o protocolo e as prioridades estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado.
DOSES EM CATALÃO
Ontem (19) Catalão recebeu 1,1 mil doses. Outras 1.100 devem ser encaminhadas ao município nos próximos 14 ou até 44 dias. As vacinas já se encontram armazenadas na capital do estado para que os primeiros vacinados recebam a segunda dose. Cerca de 2.300 pessoas compõem o grupo da fase inicial. Nesse primeiro momento, o município não vai abrir salas de vacina para o público já que as doses são limitadas.
Escrito por: Badiinho Filho/Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Catalão