Na quaresma, muitos católicos de Catalão trocam a carne vermelha pela de peixe, como a Dona Rosa, que segue a tradição desde criancinha. “Nós procuramos comer o peixe que é mais leve, e fazer o jejum”, disse ela à equipe de TV, que destacou em reportagem no início da semana, o aumento do consumo do pescado nesta época do ano.
“Por uma questão de tradição, de religiosidade, a gente tem desenvolvido também, uma receita especial para essa época”, afirmou ao repórter Alaor Rodovalho, o corretor de imóveis Décio Rincon.
Os distribuidores de carne branca precisaram reforçar o estoque, como mostrou na reportagem, uma peixaria que afirma que irá comercializar cerca de 7 toneladas só na primeira semana da quaresma. “É o nosso natal, o natal do peixeiro, e então eu acredito que neste ano será bom, porque tem muito peixe no mercado”, disse Juliano Duarte, proprietário de uma peixaria na Avenida José Marcelino, no bairro Nossa Senhora de Fátima.
Caso a pessoa não comprava peixes por achar mais caro do que a carne bovina, esse ano será bem diferente, e não será o caso, é que desta vez, nessa quaresma, o preço está mais em conta.
“Enquanto o preço da carne bovina, o peixe baixou o preço, e então nessa quaresma, as pessoas terão a boa surpresa de encontrar o peixe bem mais barato do que no passado”, afirma Maurício Tavares, proprietário de uma peixaria localizada na Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, na Vila Chaud.
CONSUMO DE OVO TAMBÉM AUMENTA
Muita gente prefere o ovo ao invés de peixe, uma opção mais econômica, e ao mesmo tempo nutritiva. Em Anápolis, por exemplo, a reportagem mostrou que a dúzia do ovo caipira está sendo vendia por R$ 10 reais, porém, a grande maioria opta mesmo é por cardápios com a carne do pescado, ou seja, um bom peixinho.
Escrito por: Badiinho Filho/Fonte: TV Anhanguera Catalão