Escrito por: G1
Um atendimento do Corpo de Bombeiros realizado por telefone foi determinante para o salvamento da menina Nycole Pereira de Sousa, de três meses, em Catalão, no sul de Goiás. O bebê engasgou com o próprio vômito enquanto dormia no carrinho. A mãe, a dona de casa Érica Pereira dos Santos, viu o momento do acidente e, sem saber como agir, decidiu pedir ajuda.
“Ela já foi parando o olho, roxeando a boca e perdendo a cor e eu desesperei porque via que ela não voltava. Eu peguei o celular e já liguei na hora”, relata a mãe.
O caso aconteceu no último dia 28. As orientações para a mãe desengasgar a filha foram passadas pelo sargento Vinicius Martins de Melo durante uma ligação de aproximadamente cinco minutos.“Tudo que ele mandou eu fazer eu fiz. Ele foi falando e eu fui fazendo e graças a Deus deu tudo certo”, diz Érica.
Após o susto, ela e o marido, o motorista Jales Souza de Oliveira, resolveram agradecer o bombeiro pelas instruções e fizeram uma visita a ele na última quinta-feira (5). “A gratidão da pessoa com certeza nos emociona e nos incentiva cada vez mais a fazer nosso trabalho da melhor forma”, disse o bombeiro.
Ele explica que o método utilizado para salvar o bebê se chama ‘tapotagem’.“Consiste em deitar a criança em decúbito ventral, que é deixar ele de barriguinha para baixo no antebraço da pessoa, firmar a cabecinha com mão e dar uns tapinhas nas costas para provocar o desengasgamento dessa criança”, explicou.