A cidade de Catalão concluiu o mês de fevereiro 2020 registrando na Estação Convencional 454,2 mm, ou seja, choveu 131% acima da média histórica, sendo considerado o fevereiro mais chuvoso dos últimos 13 anos. A Estação Automática localizada na Universidade Federal de Catalão (UFCAT) registrou 658,0 mm. Destacaram-se ainda os valores de chuvas nos dias 06, 07 e 18 com os respectivos valores de 44,3 mm, 35,0 mm e 74,3 mm.
Em relação às maiores temperaturas registradas foram no dia 03 de fevereiro: 33,0oC e a menor dia 07 de fevereiro: 18,2oC.
A tendência para os primeiros dias de março 2020 será com características típicas de verão, temperaturas elevadas no período da tarde, entretanto, com previsão de ocorrência de pancadas de chuva à tarde e noite de forma pontual e curta duração, através da combinação perfeita calor e umidade.
As informações são do Professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), de acordo com dados no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO).
Escrito por: Badiinho Filho/Com informações do Lab. Climatologia da UFCAT