Uma jovem de Goianésia, de cerca de 20 anos de idade, foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Goiânia após apresentar sintomas da “Doença da Urina Preta”. Ela ingeriu peixe cru e teve reações após duas semanas com quadro infeccioso. Desde o último boletim médico, a jovem vem apresentando melhora, mas continua em tratamento intensivo na unidade.
Após a confirmação da doença pelo hospital de Goiânia, a Secretaria da Saúde de Goianésia emitiu um alerta epidemiológico para as unidades públicas do município. O documento solicita que todas as queixas e entradas de pacientes relacionadas a doença após ingestão de peixes devem ser comunicadas à Vigilância Epidemiológica para evitar um possível surto.
Segundo a SMS, a “Doença de Haff” ou “Doença da Urina Preta” é de contaminação por bactéria, em geral transmitida através do consumo de uma toxina na carne de peixe. A doença provoca a destruição das proteínas musculares, causando perda da força física, dor muscular, desmaios, rabdomiólise, febre e a urina escura, que é o sintoma mais conhecido. Em alguns casos, a doença pode levar à morte. Ainda não há consenso entre especialistas sobre como o peixe é contaminado.
Publicado por: Badiinho Filho/Com informações do O Popular.