O Conselho Estadual de Educação de Goiás (Ceeg) publicou uma resolução autorizando as escolas públicas e particulares – de ensino fundamental e médio – a continuarem com as aulas online até o final do ano letivo de 2020. O mesmo vale para a educação profissional técnica de nível médio.
Segundo o presidente do órgão, Flávio Castro, o ensino superior já havia sido autorizado a fazer o mesmo, mas em outra resolução, e o ensino infantil – de 0 a 6 anos – deve ser regulado por cada município.
O documento foi assinado na segunda-feira (10). Segundo o presidente, o principal objetivo da medida é facilitar o planejamento pedagógico das escolas, que podem se programar para as avaliações até o final do ano.
A resolução destaca que as aulas presenciais só podem ser oferecidas depois que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitir uma nota técnica com orientações sobre como elas devem acontecer e um novo documento ser elaborado e aprovado pelo Ceeg.
O texto também lembra que, mesmo o ensino sendo a distância, precisa completar a carga horária mínima de 800 horas de aula, além de respeitar a matriz curricular.
CORONAVÍRUS EM GOIÁS
Segundo o boletim mais recente, feito pela SES-GO, na segunda-feira (10), Goiás tem mais de 87 mil casos confirmados da Covid-19, sendo mais de 2 mil pessoas mortas com a doença. No Brasil, as mortes já passaram de 100 mil.
A rede pública estadual de saúde tem 270 leitos de UTI exclusivos para Covid-19. A taxa de ocupação na segunda-feira era de 84,7%. Na mesma data, o índice da enfermaria foi de 66,8%.
Já na rede municipal de Goiânia, dos 81 leitos de UTI disponíveis, 77% ficaram ocupados na segunda, e 63% na enfermaria.
Escrito por: Redação/G1 Goiás