Escrito por: Badiinho Filho
Foto: Reprodução
Segundo o assessor jurídico do Procon de Catalão, Rafael Machado, pessoas que se identificam com nomes de empresas, estão entrando em contato com comércios e empresas de Catalão e pedindo dados para atualização de cadastro em lista telefônica, tais como confirmação de endereço, telefone, endereço eletrônico, dentre outros. Ao final da ligação, a pessoa dita o um número de um CNPJ errado propositalmente, que é corrigido de imediato pelo empresário ou a pessoa que está repassando as informações.
Os golpistas informam que enviará um documento para o e-mail destes comércios e empresas, o qual é impresso, assinado pelo empresário ou funcionário, digitalizado e reenviado novamente para os estelionatários, que com um espaço de tempo voltam a ligar para as vítimas para cobrar uma dívida, que segundo o assessor jurídico do Procon, variam de R$ 5 mil a R$ 6 mil reais, afirmando que se não for pago até um determinado horário, a empresa será protestada.
Sem dar um número exato, o Procon de Catalão estima que cerca de trinta pessoas tenham caído neste golpe, isso pela quantidade de reclamações que o órgão recebeu.
Diante da situação, para não ter o nome negativado, os proprietários da empresa renegociam a dívida, e as vítimas pagam diversos valores através de um depósito bancário em número de contas disponibilizadas.
A orientação do Procon de Catalão, é que os empresários e jamais repassar documentação por telefone, pois você não sabe quem está do outro lado da linha.