As inscrições para o Encceja 2025 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) estão abertas e seguem até o dia 2 de maio. A prova será aplicada no dia 3 de agosto em todo o Brasil. Em Catalão (GO), a aplicação está prevista para ocorrer no Colégio Estadual Dona Iayá, sujeito à confirmação com base no número de inscritos.
Inscrição gratuita e simples
Além disso, a inscrição é gratuita e pode ser feita diretamente no site oficial do INEP: https://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso
Dessa forma, para se inscrever, basta ter em mãos o CPF e um comprovante de endereço. Ademais, o sistema também solicita o preenchimento de um questionário socioeconômico simples, que qualquer pessoa consegue responder tranquilamente.
Atenção: não pague por assessoria para inscrição
A coordenadora municipal do Encceja em Catalão, Márcia Maria Vicente de Paula, alerta a população para que não caia em golpes de sites pagos. Pois, algumas páginas na internet cobram para realizar a inscrição, alegando oferecer ajuda, mas essas plataformas não são do INEP e exploram os candidatos.
Reforço importante: não há necessidade de pagar nada para se inscrever. A inscrição é rápida e pode ser feita por qualquer pessoa, sem precisar de intermediários.
Ressarcimento de R$ 40: apenas para casos específicos
O Encceja 2025 é gratuito, mas quem se inscreveu em 2024, não compareceu à prova e não justificou a ausência (ou teve a justificativa negada), deverá pagar um ressarcimento no valor de R$ 40 antes de se inscrever novamente.
Quem pode fazer o Encceja?
Assim, o Encceja é voltado para quem não concluiu o ensino fundamental ou médio na idade adequada e deseja obter a certificação por meio de prova.
-
Para certificação do ensino fundamental, é necessário ter pelo menos 15 anos completos na data da prova.
-
Para certificação do ensino médio, é necessário ter no mínimo 18 anos completos.
Fique atento aos prazos
Período de inscrição: de 21 de abril até 2 de maio de 2025
Data da prova: 3 de agosto de 2025
Previsão de local da prova em Catalão: Colégio Estadual Dona Iayá (a confirmar)
Lembrete:
O Encceja segue regras rígidas: os portões fecham pontualmente no horário estabelecido, e não é permitida a entrada após o fechamento. Além disso, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. O uso de celular é proibido durante a prova — se o aparelho tocar, o candidato será eliminado automaticamente. Portanto, o cumprimento dos horários e regras é fundamental para a participação.