A respeito dos atendimentos no Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão, onde o Blog do Badiinho recebeu algumas mensagens com queixas a respeito na lentidão e questionamentos se houve ou não paralisação na unidade, procuramos o diretor do hospital, Dr. Aguinaldo Gonçalves Mesquita, que por telefone nos repassou o que está acontecendo por lá.
Segundo Dr. Aguinaldo Gonçalves Mesquita, a Santa Casa de Catalão está passando por um processo de readequação, e que foi feito um convênio de regionalização da Santa Casa, o qual o Governo do Estado de Goiás repassará para a Santa Casa de Catalão o montante de R$ 800 mil reais por mês, valor este que será destinado para atendimentos no Pronto Socorro, cirurgias eletivas e custeio de leitos de UTI, explicando ainda, que o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão atenderá apenas casos de emergência, ou seja, casos de extrema urgência mesmo. Quanto aos casos menos complexos, como por exemplo consultas pediátricas, viroses, ou seja, casos considerados ambulatoriais, deverão ser direcionados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O provedor da Santa Casa de Catalão, disse que esse novo convênio permitirá o atendimento de casos emergência, cirúrgicos eletivas e de UTIS para os pacientes do SUS de Catalão e da região, pois ele é um convênio regionalizado.
O Blogueiro Badiinho indagou o diretor da Santa Casa a respeito das denúncias que chegaram até a nossa redação, onde pessoas afirmam que o atendimento no Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão teria sido paralisado. Dr. Aguinaldo explicou que não foi paralisado, porém, de três, agora somente dois Médicos plantonistas estão realizando os atendimentos, explicando ainda, que mesmo com o fim do convênio com a Prefeitura de Catalão, um acordo firmado entre ele o atual Secretário de Saúde do município, está permitindo que os atendimentos sejam feitos, pois Velomar, Rios garantiu que faria o repasse do mês de março.
Encerrando, Dr. Aguinaldo Mesquita disse que estará se deslocando para Brasília-DF nesta quarta-feira (08), onde terá uma audiência no Ministério da Saúde e representantes de Goiás no Senado Federal. O médico se comprometeu a apresentar o resultado desta ida até a capital do país, em uma entrevista exclusiva ao Blog do Badiinho, isso já na próxima quinta-feira (09/05).
POSICIONAMENTO DA PREFEITURA DE CATALÃO
Agora pouco, a diretora de comunicação da Prefeitura Municipal de Catalão, Thais Costa Simões, informou que o convênio entre o município e Santa Casa de Catalão, reafirmado em fevereiro de 2017, foi encerrado no dia 30 de abril deste ano, e que não foi renovado em virtude de um novo convênio firmado com o Governo do Estado de Goiás, porém, ainda não foi assinado por estar em fase de finalização das negociações.
RELEMBRE OS ALTOS E BAIXOS DA SANTA CASA DE CATALÃO
A Santa Casa de Misericórdia de Catalão é praticamente a única saída para as pessoas menos favorecidas de nossa cidade e da região que necessitam de atendimento público na área da saúde em casos de emergias, por isso, constantemente está sempre lotada, e quase constantemente alvo de muitas reclamações na demora por atendimento médico. A situação se agrava quando é registrado atrasos nos repasses de verbas públicas por meio de convênio firmado entre entidade filantrópica e Prefeitura Municipal de Catalão, como aconteceu no mês passado, onde atrasos nos repasses dos R$ 610 mil dos meses de janeiro, fevereiro e março, provocou a paralisação dos médicos plantonistas no Pronto Socorro, afetando milhares de pessoas que procuravam atendimento no Pronto Atendimento. Mas esse problema não é de hoje, e já perdura por muitos anos, sendo tema de várias manchetes aqui no Blog do Badiinho (CLIQUE AQUI PARA LER).
A nossa torcida é que esse convênio entre Santa Casa com o Governo de Goiás seja assinado o quanto antes, para que não seja interrompido os atendimentos na unidade, permitindo que a população seja prejudicada. Já com relação ao direcionamento dos casos menos complexos para a UPA, que sejam assegurados os recursos para atendimento digno e humanitário para todos os nossos munícipes e qualquer ser humano que necessitar de um atendimento médico na saúde pública, afinal, é direito assegurado na nossa Constituição Federal.
Escrito por: Badiinho Filho