Os detalhes da renegociação ainda não haviam sido confirmadas até a publicação deste texto, mas está confirmado o entendimento entre a Enel Distribuição Goiás e a agência da Caixa Econômica Federal, ou seja, os milhares de goianos continuarão pagando suas contas nas agências lotéricas de Goiás. (Matéria sujeita a atualização).
Entenda o caso
A Enel Distribuição Goiás, antiga Celg, anunciou no último dia de 10 de julho, que a partir do dia 5 de agosto as faturas de energia da companhia não poderiam mais serem pagas nas casas lotéricas, nos Correspondentes Caixa Aqui e nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal. Isso porque o contrato de arrecadação com a Caixa havia sido encerrado.
Na época, segundo a distribuidora, o fato ocorreu devido ao reajuste de cerca de 30% que era proposto pelo banco na tarifa cobrada para receber as faturas nesses locais de atendimento. Para se ter uma ideia, o valor proposto pela Caixa chegava a ser 50% acima do atualmente contratado pela Enel em canais semelhantes de outros bancos.
Além disso, a Enel informou, que naquelas condições, se o contrato fosse renovado poderia refletir inclusive nas tarifas de energia, o que atingiria também os consumidores. De acordo com a distribuidora, as taxas de arrecadação entrariam no cálculo da tarifa na próxima revisão.
Como alternativa, a Enel disse que a orientou para os clientes de bancos conveniados (Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco de Brasília, Intermedium, Safra, Mercantil, Bancoob e Sicredi) para que cadastrassem suas contas em débito automático, o que é possível ser feito pelos canais de atendimento dos próprios bancos (internet banking, app ou agência). Atualmente, a distribuidora tem 220 mil clientes já cadastrados na opção de débito automático.
Outra opção indicada seria pagar a fatura por meio do serviço de internet banking e nos caixas eletrônicos dos bancos conveniados, desde que seja correntista. A companhia reforçou na época que a Caixa Econômica continuaria recebendo pagamento das contas de luz de correntistas do banco em seus canais eletrônicos
Permaneceria ativo também o serviço de pagamento online que dispensa a apresentação da fatura de energia para realização do pagamento, este serviço permanecerá disponível nas Lotéricas e Correspondentes da Caixa com a cobrança de R$ 2,80 na próxima fatura. A Enel também havia disponibilizado mais de 1,7 mil agentes arrecadadores para pagamento das faturas de energia elétrica, como supermercados, farmácias ou grandes comércios.
Escrito por: Badiinho Filho
Foto: Reprodução