A morte do ex-prefeito de Catalão e mantenedor da Santa Casa, Aguinaldo Mesquita, por covid-19, causou dúvida na mente de catalanos. É que o médico já era vacinado com as duas doses contra o coronavírus.
O imunologista Gustavo Cabral, colunista de VivaBem, explica que nenhum imunizante oferece 100% de proteção e que, no caso das vacinas contra covid-19, não evitam que a pessoa contraia o coronavírus mas, sim, protegem que ela desenvolva casos graves de covid, que exigem hospitalização e causam mortes. E mesmo assim pode haver casos de mortes, porém são raros.
Veja também:
– Ex-prefeito de Catalão, Aguinaldo Mesquita, morre aos 72 anos, de covid-19
O caso do cantor Agnaldo Timóteo, por exemplo, foi um dos mais recentes — e notórios. Ele já havia tomado a segunda dose do imunizante quando começou a apresentar sintomas do novo coronavírus e veio a falecer semanas depois.
Ele e o ex-prefeito dr. Aguinaldo Mesquita não foram — e provavelmente não serão — os únicos. Mas casos assim, ainda que amplamente noticiados pela imprensa, devem ser tratado como um “evento raro” e não significa que as vacinas não funcionam, principalmente se forem tomadas as duas doses do imunizante, no intervalo correto.
Até à publicação desta matéria, o Blog do Badiinho ainda não recebeu as informações sobre as homenagens ao Dr. Aguinaldo Mesquita.