A redação do Blog do Badiinho e do É+ Notícias e Classificados de Catalão conversou com o superintendente de trânsito Adriano Macedo. O engenheiro assumiu a Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC) no início deste ano e já realizou uma série de mudanças no trânsito da cidade para melhorar o tráfego de veículos na região.
De acordo com o superintendente, em Catalão, existe um problema de estrutura física das vias, que são estreitas e não comportam sentido duplo e estacionamento. Macedo defende que transformar as vias em mão única e implantar o sistema binário nos bairros da cidade é uma forma de garantir estacionamentos para os motoristas, pois vias de mão dupla restringem os espaços para parar os veículos.
O Senhor pode citar algumas ruas que tiveram sentido alterados?
Adriano Macedo: Foram realizadas várias mudanças. Entre elas estão a Rua Kaffes Abrão, a Rua103, no Setor Eldorado, a Praça Getúlio Vargas e ruas no Bairro São João e nas proximidades da represa do Clube do Povo. Essas vias são as primeiras a terem o sistema implantados em Catalão e, ao longo do ano, vamos realizar estudos em todos os bairros para melhorar o dia a dia em nossa cidade.
Recentemente foram divulgadas algumas ações para melhorar os acessos da BR 050 aos bairros. Existe um estudo que sinaliza melhorias para o acesso ao Castelo Branco?
A.M.: Essa situação não é de competência da prefeitura e sim do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit). O que o poder público municipal tem feito é solicitado providências ao Dnit. Sabemos que o acesso do perímetro urbano do município pela rodovia são pontos críticos e de extrema periculosidade, tanto para os pedestres, quanto para os motoristas. Nos preocupamos com essas questões, mas não cabe à prefeitura fazer qualquer tipo de intervenção na rodovia.
Verificamos por meio de pesquisas e enquetes que a população aprovou as campanhas educativas de trânsito realizadas na cidade no início do ano. Essas ações ainda continuam acontecendo ?
A.M.: Nós não podemos viver constantemente num período educativo. Se o período educativo mudasse o dia a dia do trânsito, os agentes de trânsito e a polícia metropolitana não teriam trabalho. Só que, infelizmente, o motorista só aprende quando é penalizado com multa. Trabalhamos com as campanhas educativas para instruir o motorista, para alertá-lo e orientá-lo a respeito da segurança no trânsito, mas o nosso objetivo é, ao longo da gestão do prefeito Jardel Sebba, intercalar campanhas educativas com períodos de fiscalização ostensiva. Evidente que no período em que estivermos em campanha educativa, iremos amenizar o rigor das fiscalizações, mas, quando não, puniremos os condutores infratores.
Já existe uma previsão para implantação da Área Azul no centro de Catalão?
A.M.: O estudo da Área Azul já está pronto. Contratamos uma empresa de consultoria para rever o estudo que foi feito e realizar um novo estudo, que, inclusive, já está em minhas mãos. Na quarta-feira, 22, iremos realizar uma audiência publica no auditório da prefeitura para apresentar à sociedade e a entidades do município quais são os equipamentos propostos nesses estudos para ser utilizados no sistema de Área Azul. Nessa audiência pretendemos definir qual que é a tecnologia devemos utilizar em Catalão.
Acredita que até o fim deste ano sistema de Área Azul já esteja implantado?
A.M.: O objetivo é este, mas temos que ter muita cautela ao determinar um prazo. Num projeto desse porte temos prazos exigidos por lei a serem cumpridos. É um processo de concessão e isso demanda licitação, que normalmente dura cerca de três meses. Então existe uma série de quesitos exigidos por lei que temos que obedecer, mas estamos caminhando a passos largos e trabalhando muito para que, até o fim deste ano, tenhamos a empresa contratada para a concessão da área azul para começarmos a implantação do sistema.