Escrito po: Badiinho Filho
Foto: Blog do Badiinho
Jair Humberto da Silva, 45 anos, começou sua trajetória política na década de 80 e sua primeira candidatura foi no ano de 2000 pelo PDT obtendo 493 votos naquela época. Em 2004, Jair Humberto disputou novamente a vereança, recebendo 581 votos. A eleição veio mesmo em 2008, onde foi eleito no PDT com 930 votos.
Questões políticas partidárias o fez deixar o PDT após 24 anos de militância na legenda. Após deixar o PDT, se filiou no Partido dos Trabalhadores (PT), mas não viabilizou sua candidatura a reeleição em 2012 por disputas e desentendimentos internos na legenda naquele ano. No início de 2016, Jair Humberto se filiou ao recém criado PROS, partido em que se elegeu vereador pela segunda vez com 683 votos.
Blog do Badiinho: O senhor que já tem um currículo na política, exercendo agora o segundo mandato de vereador, quais foram as experiências adquiridas ao longo de sua caminhada, tanto as positivas quanto negativas?
Jair Humberto: Nós já temos uma experiência aí de mais de 20 anos no meio político, seja com mandato ou sem, estivemos sempre fazendo política na cidade de Catalão. Foram tantas as experiências positivas e negativas, mas eu entendo que quase todas são positivas, acha visto que a gente sempre está aprendendo, e a política evoluiu muito desde de quando começamos para hoje. Eu tive na minha primeira legislatura de 2009 a 2012, a oportunidade de fazer parte da bancada de oposição, uma experiência diferente, uma experiência completamente de rumo oposto a que estou vivendo hoje, porque hoje estamos na bancada de situação, mas nós aprendemos muito com isso e conseguimos traduzir isso em Projetos de Lei, em movimentos políticos, em requerimentos, afinal, conseguimos traduzir isso em defesa dos interesses da coletividade.
Blog do Badiinho: O seu partido teve uma votação expressiva, fazendo parte da coligação que elegeu o atual prefeito Adib Elias (PMDB), fizeram dois vereadores, como tem sido o tratamento? Já foram ouvidos por ele?
Jair Humberto: O PROS juntamente com o PC do B, PDT e PV, formamos uma coligação e conseguimos eleger dois vereadores, tivemos uma votação expressiva, o povo reconheceu a qualidade do nosso projeto apresentado e nós apoiamos o projeto apresentado pelo prefeito eleito, Adib Elias (PMDB). Nós estamos em início de mandato, herdamos uma Prefeitura e uma Câmara com seríssimos problemas estruturais de organização, e estamos acomodando, organizando inicialmente a casa para que possamos sentar e resolver esses problemas. Há o compromisso do prefeito de que o partido será recebido nos próximos dias para a solução dos problemas, para que seja realizado um debate, uma conversação a respeito de que forma que nós (PROS) podemos contribuir para essa administração. Eu tenho certeza que os dois vereadores, não só o Jair Humberto, mas também a vereadora Silvinha estará à frente nesse processo tomando parte dessa luta, porque política eu entendo que é uma arte praticada em grupo e nós temos que nos defender em grupo, então nós vamos sentar, conversar e os dois vereadores serão sempre os mediadores dessas conversas e das resoluções que desrespeita aos interesses ao grupo do PROS. Nós colocamos a disposição dos demais partidos que com conosco esteve, mas da nossa parte, da parte do prefeito, existe um entendimento que nos próximos dias nós (PROS) seremos ouvidos afim de terminar qual grau de participação teremos nesse mandato.
Blog do Badiinho: Sabemos que ainda é prematuro falarmos em 2018, mas faltado 18 meses para começarmos o processo eleitoral, como será do PROS de Catalão diante a inúmeros quadros até o momento, onde pessoas apresentam interesses em disputar as eleições estaduais por nossa cidade? O PROS terá candidato?
Jair Humberto: Eu entendo, como você mesmo disse, é prematuro as conversações, qualquer exposição acerca da eleição para deputado e para governo é novo. Todavia temos a posição de que o partido PROS tem seus caminhos a serem seguidos, tem suas metas a serem trabalhadas, então, o que nós precisamos fazer inicialmente é por meio desses dois vereadores, por meio desse grupo político, consolidar o trabalho do partido no município, criar uma estrutura partidária, criar uma estrutura política suficientes a sustentarem qualquer planejamento político que o PROS possa vir a ter para a cidade de Catalão. A princípio nós estamos tentando nos organizar, porque o PROS é a primeira eleição municipal que ele participa no Brasil, então, é um partido novo, agora que ele está se habituando com o ambiente político, embora falte aí somente 18 meses para o processo eleitoral, mas nós ainda estamos nessa fase de consolidação, fase de afirmação no nosso município, depois disso é que nós vamos começar a deslanchar o nosso trabalho e aí pensaremos com mais profundidade nessa questão que as eleições de 2018.
Blog do Badiinho: A política mudou muito, mudança notória é a maior participação popular através da redes sociais, como o senhor enxerga essas mudanças?
Jair Humberto: As redes sociais é um dos maiores e melhores instrumentos já desenvolvidos para que o povo possa participar ativamente, não só da vida política, mas participar de todas as formas. As redes sociais trouxe a ideia de universalização da comunicação e isso é ótimo, aumenta a qualidade naqueles meios de comunicação que já existiam, mas também aumenta a responsabilidade daquelas pessoas que detém cargos públicos, que exercem funções públicas, porque hoje eles estão sendo vistos de perto, estão sendo por assim dizendo, vigiados mais de perto, então, é um instrumento fantástico, há pouco até conversava com alguém e dizia, olha, hoje ninguém faz discurso e falta com a verdade, porque ele corre o risco de ser questionado naquele momento, uma vez que você acessa a internet e consegue resposta pra tudo em fração de segundos. Então eu vejo que a participação popular foi beneficiada por esse instrumento, agora é lógico que tem um ou outro que se acovarda no uso desse meio, isso cabe a justiça punir os excessos cometidos, mas no geral vejo com uma felicidade imensa em razão de que está sendo colocado na mão do povo, um novo meio de fiscalização, um novo meio de acompanhamento, um novo meio de participação na vida política do município.
Blog do Badiinho: Uma imagem negativa dos políticos foi construída ao longo dos últimos anos devido a tantos escândalos anunciados por todas as esferas governamentais, como o senhor avalia isso?
Jair Humberto: Essas questões de escândalos que nós estamos assistindo pelas redes de televisão, ouvindo pelos rádios e acessando pela internet, é a maior prova do que nós acabamos de dizer, o povo está vendo tudo de perto, acompanhando intimamente os trabalhos políticos, então nada hoje fica encoberto, isso que está acontecendo é um processo de depuração que o brasileiro precisa ter tolerância, que é um processo que vai acontecer a longo prazo, mas que deve ficar feliz por que está acontecendo e isso é graças aos meios de comunicação em especial as redes sociais, a qual está oportunizando as pessoas a conhecer, a acessar, a questionar, a cobrar dos políticos uma posição política mais correta, isso é bom e o começo de uma grande mudança.
Blog do Badiinho: Sabemos que estaremos conversando em outras oportunidades, mas o blog nesse momento deixa o espaço aberto para as suas considerações finais.
Jair Humberto: Agradecer a vocês que fazem esse tipo de imprensa diferente, e que fazem muito bem, fazem com qualidade, que eu considero que é a imprensa do futuro, essa através das redes sociais. Agradecer pela oportunidade, a você que tem deixado com que nós possamos ocupar esse espaço, mostrar à população os problemas, conhecer e atender as demandas das redes sociais, e dizer que da minha parte o povo de Catalão pode contar com todos os esforços, farei nesse meu mandato, todos os esforços para que a cidade retorne a normalidade, para que possamos reconstruir a estrutura física, para que possamos resgatar a autoestima do povo de Catalão, para que possamos trazer de volta aquela Catalão que nossa gente sempre se orgulhou de ter e de fazer parte, uma cidade que tem um povo ordeiro, um povo trabalhador como Catalão tem e extremamente politizado, merece o que tem de melhor.