Ricardo Bueno fala sobre os eventos que antecedem a festa e expectativa para este ano
Quem visitou nossa redação para uma entrevista foi o festeiro da 137ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário de Catalão, Ricardo Bueno. O festeiro falou dos eventos que antecedem a festa e também das expectativas para mais uma grandiosa festa que mexe com a vida dos catalanos.
O que já o realizado e o que ainda virá antes da Festa do Rosário?
Já realizamos o primeiro jantar, que foi um sucesso tremendo. Depois, realizamos a Festa da Amizade, que foi também muito produtiva. Participamos do Arraial da Prefeitura e, por último, da Exposição Agropecuária de Catalão. Para hoje, dia 2 de agosto, preparamos nosso segundo jantar. A comissão é bastante unida e forte. Estamos fazendo tudo bem feito e já estamos colhendo os frutos disso. Tudo com o único objetivo de que a festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário deste ano, que acontece em outubro, seja um sucesso.
Muitas pessoas não entendem o porquê da realização destes eventos antes da festa. Qual a verdadeira função dessas atividades?
Quando o festeiro assume a responsabilidade pela festa em outubro ele recebe o caixa zerado. A partir desse momento, o novo casal de festeiros precisa se organizar e projetar a próxima festa. Os eventos arrecadam fundos para o custeio de partes das despesas da festa.
Sabemos que somente a arrecadação desses eventos não é suficiente para bancar todas as despesas. A prefeitura e câmara estão ajudando ou vão ajudar na realização da festa?
Enviamos ofícios ao nosso prefeito Jardel Sebba, e ao presidente da Câmara, Deusmar Barbosa, mas até então não recebemos respostas a esses ofícios. Pedimos ajuda em forma de tendas, ornamentação, segurança, enfim, para muitas coisas para as quais precisamos da parceria com a prefeitura. Sem ajuda da administração municipal, podemos dizer que a festa não se realiza.
O que o casal de festeiros e a comissão organizadora tem a dizer sobre esta festa centenária e tradicional, que é esperada por muitos?
É uma festa que eu sonhava em fazer. Estou dando o meu máximo para que tudo saia conforme o programado. Às vezes, até deixamos de fazer alguma coisa para nossa própria empresa, para nossa família para nos dedicarmos única e exclusivamente à festa. Estamos preparando uma festa tradicional e o que estamos tentando levar para ela é a união da comissão e dos festeiros com a congada.
Qual a data exata da festa?
Terá início no dia 4 de outubro e termina no dia 14.
O espaço está aberto para mandar o recado a quem queira contribuir de alguma forma para a realização da festa.
Muito se dizem devotos da Santa, das congadas, da nossa festa, mas eu pergunto: o que você faz em prol da festa? Você empresário, industriário, fazendeiro, comunidade: o que você faz para dizer “Eu estou ajudando a Festa do Rosário”? É uma festa muito grande, de muitas despesas, que precisa da ajuda de todos. A união é que faz a força. Festeiro sozinho não faz festa, muito menos o festeiro e a prefeitura. O festeiro precisa da ajuda de todos.
A Festa começa 4 de outubro e termina no dia 14.
Fica o espaço aberto para suas considerações finais e sua mensagem a todos os devotos de Nossa Senhora do Rosário que estão empenhados nesta grandiosa festa.
Agradeço à Irmandade do Rosário por ter me confiado a administração desta festa e à congada que está acolhendo muito bem a mim e à Ivana. Agradeço a todos que por ali passaram para ajudar de alguma forma em nossos eventos. Agradeço também à minha comissão, pois sei que todos têm sua vida e seus afazeres, mas estão largando tudo para vim fazer uma festa bem feita em nome de Nossa Senhora do Rosário. Mais uma vez muito obrigado a todos.