Escrito por: Agência Futebol Interior
Goiás Esporte Clube é o campeão do goianão 2015
(Foto: Reprodução/Futebol Goiano)
A torcida esmeraldina está em festa! O Goiás é Campeão Estadual de 2015. Apesar da atuação fraca na partida deste domingo, a equipe conseguiu empatar com o Aparecidense e garantiu o título estadual. A partida de ida tinha sido 2 a 0 para os campeões.
O título mantém a hegemonia do Goiás, maior campeão estadual com 25 taças levantadas. Na história do Goianão, apenas quatro clubes do interior conseguiram erguer o caneco: Crac(duas vezes), Anápolis, Goituba e Itumbiara.
Essa foi a quinta decisão estadual seguida do Goiás. Nas últimas quatro, a equipe enfrentou o Atlético. Ganhou duas e perdeu duas. Desde 1986, a equipe esmeraldina só esteve de fora de 3 decisões estaduais: em 1995, 2004 e 2010.
Vasco da Gama é o campeão carioca
(Foto: Reprodução/Portal G1)
A equipe comandada pelo técnico Doriva venceu o Botafogo por 2 a 1, neste domingo, e voltou a conquistar o Campeonato Carioca – título que não vinha desde 2003. No resultado agregado, os vascaínos venceram por 3 a 1, pois ganharam o primeiro jogo da final por 1 a 0, na semana anterior.
Com uma postura cautelosa, a equipe vascaína conseguiu suportar as investidas do time botafoguense e soube atacar no momento certo para garantir a taça. Autor do primeiro gol, Rafael Silva foi a aposta de Doriva para o jogo, Gilberto, destaque do time neste início de ano, marcou o segundo. O gol de honra do Botafogo foi de Diego Jardel.
A conquista marca o retorno do Vasco à elite do futebol nacional. O time retorna este ano para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Marca também o regresso do polêmico Eurico Miranda à presidência do clube, que após a vitória fez a volta olímpica com uma faixa com a inscrição “O respeito voltou”.
Santos é campeão do paulistão 2015
(Foto: Reprodução/Portal G1)
Azarão no início do Campeonato Paulista, quando perdeu jogadores importantes e enfrentou uma crise financeira com salários atrasados, o Santos conquistou o Campeonato Paulista na decisão por pênaltis (4 a 2) – no tempo normal venceu o Palmeiras por 2 a 1, neste domingo, na Vila Belmiro. O 21.º título paulista do Santos tem a grife dos veteranos Robinho e Ricardo Oliveira, artilheiro da competição com 11 gols.
O Paulistão de 2015 marca a quarta conquista do Santos em sete finais consecutivas, desde 2009, com as taças de 2010, 2011, 2012 e a desta temporada. Remontado no início do ano, com 20 contratações e troca radical no comando do futebol, o Palmeiras foi longe. Da frustração por não ter sido campeão, sobra o alicerce de um time de muito futuro ainda neste ano.
Atlético Mineiro é o campeão do Mineirão 2015
(Foto: Reprodução/Portal G1)
Sob o comando do técnico Léo Condé, um estudioso e da nova safra de bons técnicos do futebol brasileiros, a Caldense tinha tudo para conquistar o título mineiro, neste domingo à tarde, no Estádio Melão, em Varginha. Mas brilhou a estrela do outro técnico, o experiente Levir Culpi, do Atlético Mineiro, que arriscou em três trocas com jogadores quase inativos e deu certo. No segundo tempo, venceu por 2 a 1. No jogo de ida, no Mineirão, houve empate sem gols e até então a Caldense estava invicta.
Este é o 43º título do Galo, contra um da Caldense, em 2002, quando os grandes não disputaram a competição para participar da Copa Sul-Minas. O último time do interior a vencer a competição foi o Ipatinga, em 2005, contra o Cruzeiro. Com a vitória, o Atlético chega a 43 títulos no Campeonato Mineiro, contra 37 do rival Cruzeiro. A sua campanha foi boa, mas não tão brilhante como da Caldense: 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.