O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (26) um alerta de perigo para temporal em várias cidades do sul e sudeste de Goiás. Entre elas, Catalão está na lista.
O aviso é de previsão para chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, o que pode causar risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em municípios citados.
Instruções
Sobre o alerta, o Corpo de Bombeiros recomendou evitar enfrentar o possível temporal, observar alteração nas encostas, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia se for possível. Em caso de situação de inundação, ou similar, a corporação recomenda protejer os pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Para mais informações junto à Defesa Civil, o telefone é o 199, e do Corpo de Bombeiros é 193.
Mês chuvoso
Outubro nem terminou e já registrou 195 mm de chuva, o que equivale a 69% da média histórica (115 mm) para este mês em Catalão, segundo Inmet.
Apesar de a cidade ter contabilizado apenas 3 mm chuva nessa madrugada de terça-feira (26), alguns locais de Catalão amanheceram com árvores caídas.
A cidade passou por 166 dias de escassez e não era comum tanto volume de chuvas para essa época do ano. De acordo com o climatologista Rafael de Ávila, estamos com “anomalia positiva de chuva”.
Para esta terça-feira, há previsão de áreas de instabilidade com temperatura de 29°, com sol e nebulosidade, e a umidade relativa do ar acima de 40%.
Publicado por Badiinho Filho