O estoque de sangue no Hemocentro de Catalão ainda continua baixo e precisa de doadores de todos os tipos. O Hemocentro de Catalão é responsável pela distribuição de bolsas de sangue para 20 municípios da nossa região.
Ontem, quarta-feira (27), o repórter da TV Anhanguera, Alaor Rodovalho, esteve no Hemocentro produzindo uma reportagem, mostrando os refrigeradores onde ficam estocados as balsas de sangue, as quais estavam completamente vazias. Como mostra a reportagem, a situação mais crítica é com relação aos tipos negativos, os quais praticamente estão zerados, situação idêntica para as tipagens positivas.
O diretor do Hemocentro Regional de Catalão, Dr. Éder Cássio Ribeiro, participou ao vivo do telejornal da TV Anhanguera, emissora afiliada da Rede Globo, e conclamou a população de Catalão e região para fazerem as doações nos dias que antecedem o feriado de carnaval, explicando ele, que nas duas últimas semanas houve uma redução drástica do número de doadores, que em dias normais, chega a registrar de 16 a 20 doadores por dia, porém, nas duas últimas semanas esse número caiu assustadoramente para 3 doadores dia.
“Nós estamos na véspera de um grande feriado que é o carnaval, período que tem muitos acidentes de trânsito, as vezes se tem mais violência, então a demanda de sangue aumenta muito. Por isso é que estou conclamando a população a doar sangue, para que a gente possa reforçar o estoque para o carnaval”, disse Dr. Éder Cássio Ribeiro, diretor geral do Hemocentro de Catalão.
Os critérios mínimos para doação são: documento oficial com foto, boas condições de saúde, ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar acima de 50 kg. Lembrando que a pessoa não deve estar em jejum para fazer a doação, além de não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
Escrito por: Badiinho Filho