Escrito por: Janda Nayara – Jornal O popular
O estudante Érick Rodolfo Monteiro, de 11 anos e cursando o 6º ano na Escola Municipal Nilda Marzon Vaz, em Catalão, foi o único goiano entre os 20 vencedores da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, anunciada nesta quarta-feira (17), em Brasília.
Esta é a terceira premiação goiana no projeto, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Na edição de 2010, dois estudantes de Caldas Novas e Cidade Ocidental garantiram a primeira colocação nas categorias artigo de opinião e poema.
Ele conta que sempre gostou de escrever poesias, categoria na qual foi premiado, e que, apesar de tímido, adora compartilhar os seus textos com a família e amigos. “Mas eu mesmo não gosto de recitá-las”, diz.
Além da medalha de ouro, Érick e sua professora, Beatriz Bernardes Leite, receberam um notebook e uma impressora cada. A escola será contemplada com laboratório de informática, composto por dez microcomputadores e uma impressora, além de um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.