spot_img
InícioDestaqueEstudantes de Enfermagem ocupam o prédio da Direção da...

Estudantes de Enfermagem ocupam o prédio da Direção da UFG Catalão em protesto por melhores condições de funcionamento do curso e mais professores efetivos

Escrito por: Roberto Tavares/Bão pra Sabão

Foto: Reprodução

Enfermagem ocupa

Desde a manhã de hoje, 11 de agosto, estudantes do curso de Enfermagem da UFG/Regional Catalão ocupam o prédio da Direção do Câmpus em protesto por contratação de professores efetivos e melhores condições de funcionamento do curso.

Eles denunciam que desde 2009 vêm solicitando à equipe gestora da UFG medidas que resolvam os problemas de precarização das condições de funcionamento e a falta de professores no curso (que hoje possui 12 docentes no quadro e necessitaria de mais 17 vagas, conforme levantamento da própria UFG).

A situação se agravou ao longo dos anos e hoje um grande número de estudantes corre o risco de não integralizar corretamente a graduação, principalmente no que diz respeito ao Estágio Curricular Obrigatório.

É inadmissível que uma situação tão grave continue a ocorrer em uma Instituição Federal de Ensino Superior, ainda mais em um campus que pretende se tornar Universidade autônoma.

O curso tem desenvolvido suas atividades ao longo dos anos de forma precária, contando com professores voluntários (que não recebem nenhum remuneração) e substitutos (que possuem vinculo temporário), com um terço do orçamento necessário para as demandas específicas de um curso da área de Saúde. Um curso não consegue sobreviver apenas com o apoio de docentes voluntários, principalmente um curso de tamanha importância e contribuição social como o curso de Enfermagem. É preciso contratar docentes efetivos já!!

Manifesto aqui minha solidariedade ao movimento dos estudantes e chamo também toda a sociedade a apoiar e participar dessa importante resistência pela qualidade da educação superior em nossa cidade, especialmente neste momento de emancipação e chegada de um curso de Medicina, que poderá enfrentar os mesmos problemas da Enfermagem se eles não forem solucionados antes da separação da UFG.

Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -