Os casos em crianças vinham sendo monitorados pelas Vigilâncias de Saúde municipais.
Os dois casos suspeitos de sarampo no Estado, em uma criança de 5 anos, em Valparaíso de Goiás, e em um bebê de 9 meses, em Trindade, foram descartados. Ambos passaram por exames no Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen) e os casos vinham sendo monitorados pelas Vigilâncias de Saúde municipais.
De acordo com nota da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), o bebê de Trindade foi com a tríplice viral no final de abril, não viajou e nem teve contato com casos suspeitos de sarampo. Mesmo assim, apresentou quadro de tosse, febre e manchas pelo corpo por mais de 25 dias.
O resultado do exame também descartou rubéola, segundo informações do relatório da Superintendência de Vigilância em Saúde, Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças Imunopreviníveis e Respiratórias da SES-GO. Ainda não há informações se a criança de 5 anos já estava vacinada.
Leia também:
PREVENÇÃO
A Prefeitura de Trindade ainda intensificou a vacinação infantil no município, oferecendo imunizantes para cada grupo, incluindo doses contra a Covid-19 e sarampo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Publicado por: Badiinho Moisés/Informações do O Popular