O Serviço de Transplante Renal do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, uma unidade do Governo de Goiás, recebeu a classificação máxima, Nível A, na avaliação de indicadores do Programa de Qualidade no Processo de Doação e Transplantes (Qualidot), criado pelo Ministério da Saúde em 2022. Essa conquista destaca a excelência na assistência e o contínuo aprimoramento dos serviços.
A classificação Nível A proporciona um significativo aumento financeiro de 80% ao serviço de transplante renal do hospital, concedido pelo Ministério da Saúde, para a realização de procedimentos na unidade. Com essa atualização, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) passa a receber R$ 14.921,21 por cada transplante renal realizado na unidade, em comparação com os anteriores R$ 8.289,56.
O Ministério da Saúde destaca que esse aumento visa aprimorar a qualidade dos serviços do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), influenciando positivamente nos procedimentos pré e pós-transplante, bem como no tratamento de intercorrências pós-transplante. O HGG, referência no Serviço de Transplante Renal, já realizou 865 procedimentos desde sua implantação em 2017, consolidando-se como o maior hospital transplantador de rim na região Centro-Oeste brasileira.
Os dados mais recentes, provenientes do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), indicam que Goiás ocupa a 10ª posição no país em número desse tipo de procedimento, conforme uma pesquisa divulgada em setembro de 2023.
Além disso, o HGG lançou o Podcast Vozes do HGG, o primeiro podcast da rede pública de saúde de Goiás. Produzido pela Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech, responsável pela gestão do hospital, o podcast terá episódios quinzenais, apresentando reportagens detalhadas sobre os serviços oferecidos pelo HGG. O primeiro episódio destaca o Serviço de Transplante Renal, com depoimentos do Secretário de Saúde do Estado, Sérgio Vencio, pacientes transplantados e médicos coordenadores do serviço na unidade.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás