O presidente do Sindicato Rural de Catalão, Renato Ribeiro dos Santos, conversou com o blogueiro Badiinho Filho na manhã da última quarta-feira, 11 de julho, dando detalhes sobre a 40ª Exposição Agropecuária de Catalão. Ribeiro falou nas readequações do parque e deu ênfase aos novos projetos da feira agropecuária, sendo o Expo Canta e a Expo Negócios, projetos estes, que segundo o presidente, darão uma nova roupagem na Expo Catalão, que neste está completando quatro décadas.
Blog do Badiinho: Quais foram as mudanças implementadas em seu primeiro anos de mandado como presidente do Sindicato Rural de Catalão?
Renato Ribeiro: Como tesoureiro eu comecei a enxergar o que precisávamos mudar mais drasticamente, e especificamente realizando mudanças onde a festa pecava mais, sendo o principal, a questão de mobilidade. Vimos a necessidade daquelas demolições, no qual a gente relocamos as sedes que precisavam ser relocadas, outras já não se faziam tão necessárias, e com isso, ganhamos mais espaços dentro do parque.
Blog do Badiinho: Quais serão novos projetos na Expo Catalão deste ano?
Renato Ribeiro: O Marcos Favoreto (ex-presidente) teve a vontade de realizar o dia de negócios, mas ele não teve o tempo hábil por decorrência de alguns problemas ocorridos anteriormente em sua gestão, mas conseguimos colocá-la em prática agora, e eu acredito muito na Expo Negócios, sendo que será um dos grandes diferenciais para feira agropecuária se solidificar ainda mais.
Blog do Badiinho: O que será exatamente a Expo Negócios?
Renato Ribeiro: Será um dia dedicado para negócios, onde engloba desde o gado até o suplemento animal, do trator até o pneu, da compra da soja até o adubo, ou seja, todas as empresas do agronegócio vão estar aqui dentro do parque, até porque não existe nenhuma feira desse tamanho próximo a Catalão, sendo uma oportunidade impar para que o agropecuarista realizar seus negócios, também para conhecer novas tecnologias de novos produtos que estarão sendo expostos.
Blog do Badiinho: Sabemos que empresas de vários segmentos participam da Expo Catalão, esse dia de negócios será exclusivamente para o agronegócio ou se estenderá também para outras modalidades?
Renato Ribeiro: Toda a empresa que for parceira do Sindicato Rural, da Expo Catalão, vai poder participar do negócio. Às vezes não mencionamos uma empresa que esteja relacionada a vendas de veículos, mas o produtor compra carro, assim como compra outros produtos, a feira é da agricultura, mas que abrange todas as modalidades empresariais de nossa cidade e também da região. Lembrando que neste ano teremos mais de 50 expositores das mais variadas modalidades, então será uma feira bastante completa.
Blog do Badiinho: Outros dois importes eventos serão realizados dentro da Expo Catalão além da Expo Negócios, serão as inovações do Expo Kids e a realização do Expo Canta. Como serão estes dois projetos?
Renato Ribeiro: O Expo Kids já foi realizado em outras edições e atende cerca de 6 mil crianças de Catalão a custo zero, ou seja, ninguém paga nada para participar da Expo Kids, e temos a intenção de sempre melhorá-la, e neste ano vamos atender crianças menores de 4 anos de idade separada das maiores no período da manhã. A a Cristina Hot Hot tem uma desenvoltura muito grande para tocar este projeto, pois ela tem uma desenvoltura muito grande para isso, e tenho certeza que o Expo Kids este ano será um grande sucesso.
Sobre o Expo Canta, as mulheres, esposas de diretores do Sindicato Rural de Catalão, havia jogado essa ideia na mesa, alertando de que a Expo Catalão precisava promover mais eventos da música sertaneja. A Expo Canta que surgiu como uma ideia pequena, mas que cresceu e tomou uma proporção muito grande. Nos ajuntamos com a Fundação Cultural Maria das Dores Campos, com patrocinadores, os quais abraçaram a ideia que o tornou um dos grandes projetos inovadores da festa deste ano. Quando eu fui analisar os áudios dos candidatos, eu percebi a qualidade dos cantores e fiquei até emocionado, pois é uma qualidade fantástica, com a participação de artistas não só da nossa cidade e região, mas de várias partes do Brasil.
Blog do Badiinho: Notamos que o Parque de Exposições está passando por readequações em sua infraestrutura, a exemplo das demolições ocorridas, o que mais está sendo feito?
Renato Ribeiro: Além desses ajustes com as demolições, o parque está passando por recuperação do asfalto, inclusive sendo asfaltada uma parte onde ninguém queria explorá-la, isso devido a poeira, mas conseguimos junto a Prefeitura Municipal, e quero aqui aproveitar para agradecer o prefeito Adib Elias pela parceria, conseguimos asfaltar essas áreas que antes eram terra. A criação de novos espaços, o asfaltamento de parte total do parque, fez com que melhorássemos em tudo, desde o expositor que ficará bem acomodado em todas as áreas, até o visitante que vêm para curtir a Expo Catalão.
Blog do Badiinho: Para finalizarmos nossa entrevista, fale um pouco das atrações da Expo 2018 e a data em que os portões serão abertos.
Renato Ribeiro: Os portões serão abertos na quarta-feira, 25 de julho, e deste dia até o dia 1º de julho (quarta-feira) a entrada será gratuita, e neste período serão realizados a missa sertaneja, a Expo Negócios, o Expo Canta, além de palestras com temas voltados para o agronegócio. Ainda com entrada franca, na quarta-feira, 1º de agosto teremos a abertura do Rodeio e show com a dupla Rick e Rangel, na quinta-feira (02) já com a bilheteria sendo praticada, vamos ter o rodeio e show com a dupla Simoni e Simaria, na sexta-feira (03) rodeio e show com a dupla Rio Negro e Solimões, no sábado (04) rodeio e show com o cantor Gusttavo Lima e no domingo (05) a grande final do rodeio e show com a cantora Bruna Viola.
Escrito por: Badiinho Filho
Foto: Internet/Reprodução