Os trabalhadores da Fagundes, terceirizada da CMOC, encerraram a greve, no sábado (17). Segundo Sindicato que representa a categoria a própria mineradora intermediou as negociações.
O acordo foi fechado na sexta-feira, depois de uma reunião que durou mais de 15 horas, com a empresa, o sindicato e o juiz da Vara do Trabalho. Paralelo à reunião, o trabalhadores fizeram uma carreata pelas principais ruas e avenidas da cidade, com o objetivo de chamar a atenção.
Depois de três dias acampados, no canteiro de um dos trevos de acesso às mineradoras, eles voltaram ao trabalho. O acordo foi fechado com 3,31% de reajuste salarial, retroativo a 1º de abril, turno 4X4, os trabalhadores trabalham quatro dias e descansam quatro (antes o turno era de 6×1) e adicional noturno.
Questionada se houve redução na produção na CMOC, com a paralisação, a empresa informou que não se pronunciará. Segundo os trabalhadores, a mineradora trabalhou apenas com sete caminhões próprios dos 270 que rodam o turno. A Fagundes, segundo o sindicato, emprega 900 pessoas.
Escrito por: Cristina Mesquita