Escrito por: Portal G1
Os moradores de Catalão, enfrentaram nesta quarta-feira (22) o primeiro dia de racionamento de água no município. A medida foi adotada devido a estiagem que atingiu a cidade. Muitas pessoas tiveram que ficar acordados durante toda a noite esperando a água chegar às torneiras para encher a caixa d’água e baldes. A água só chega aos bairros a cada dois dias.
Em um dos bairros de Catalão, moradores ficaram 10 dias sem água. Nesta madrugada, o abastecimento voltou ao normal por cerca de três horas. Porém, o tempo foi insuficiente para lavar todas as roupas e vasilhas acumuladas durante esse período. No caso do servente de pedreiro Antônio Nimar, a água não chegou com pressão o suficiente para encher a caixa d’água que fica no alto da residência.
“O jeito é acordar de madrugada. Levantei três horas da manhã. Começamos a lavar roupa, mas não deu para terminar, porque a água veio 3h e 5h30 já não tinha mais água”, disse.
Quem não conseguiu ficar acordado durante a noite, acabou não conseguindo armazenar água para os próximos dois dias. “Não dei conta de ficar esperando a noite inteira. Está tudo sujo sem água e vai continuar até as próximas 36 horas”, disse a manicure Gersiane Cristina dos Santos.
A Companhia de Abastecimento de Catalão informou que o rodízio foi implantado em todos os bairros do município e alega que a hora que vai chegar em cada bairro foi bem divulgada na cidade. O revezamento deve continuar até o fim de novembro, quando existe a previsão de chuvas mais constantes na cidade.