Familiares e amigos estão pedindo ajuda para conseguir pagar o tratamento de uma moradora de Catalão. Letícia, de 34 anos, foi diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica – uma doença considerada pela medicina como “muito rara” e que ataca o sistema nervoso, fazendo com que os músculos fiquem enfraquecidos.
Para o tratamento, Letícia precisa de assistência médica especializada completa em casa (home care) durante 24 horas por dia, o que pode custar quase 25 mil reais, segundo a família.
“Pra uma família comum é impossível de pagar”, disse uma colaboradora (Pix para doações seguem no final desta matéria).
A mulher está numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) respirando com a ajuda de aparelhos e se alimentando através de sonda gástrica.
Tudo começou quando em fevereiro Letícia caiu na cozinha de casa. Desde então, ela passou a sentir dores nos braços e achava que isso foi por causa da queda. Mas conforme os dias foram se passando, a situação foi ficando cada vez pior, ela passou a sentir o braço todo formigando e percebeu alterações na voz.
Só depois de vários exames que Letícia descobriu que estava portando uma doença rara. Segundo parentes, o tratamento é caro e não pode ser fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sem que dependa de uma ação judicial – o que pode levar meses, e a situação da mulher tem piorado com “um avanço muito rápido”.
“A família, até aqui, teve muitos gastos. Muitos mesmo. Gastaram, e estão gastando, até o que não têm”, disse.
Familiares querem que Letícia deixe a UTI e receba o tratamento em casa, pois, para eles, além de Letícia não estar no tratamento específico ainda corre riscos.
“Ela tem q sair de lá o mais rápido possível porque é arriscado. Ter uma infecção hospitalar pode ser fatal”, contou uma colaboradora.
Doações por Pix
CPF: 121.006.076-00
Para maiores informações ou direcionamento de doações, entrar em contato no seguinte contato: (64) 9 9645-3723/Fábio Santos – Esposo.
Publicado por: Badiinho Filho