Escrito por: Badiinho Filho
Foto: Badiinho
A região sudeste de Goiás, especificamente o município de Catalão é tradicionalmente conservador das tradicionais “Festas de Roças”. Em Catalão a mais grandiosa e forte é a tradicional “Festa da Custódia”, depois da “Festa da Cisterna”, que voltou a acontecer depois de dois anos sem ser feita, e retornou com força total, mas lamentavelmente, esse ano foi interrompida pelo falecimento do amigo Jesus Fideliz Marques (Suis), filho da comunidade Custódia, a qual é vizinha da Comunidade Cisterna, Suis sofreu um infarto fulminante no último dia 24 de maio, penúltimo dia da Festa na Cisterna, enquanto participava do evento, provocando o adiamento do último dia de festa por tamanha comoção da irreparável perda.
Com a fatalidade repercutiu-se que a “Festa da Custódia” marcada para iniciar-se no dia 15 de julho seria cancelada, o que fez com que nossa redação conversasse com um dos festeiros da “Custódia”, Antony Marques, responsável pela divulgação da festa.
Em conversa com nossa redação, Antony disse que “infelizmente teve a perda do Sr. Suis, pioneiro da Comunidade Custódia, o coração está triste, toda a comunidade está sentindo a sua perca, mas a vida continua e temos a certeza que no lugar em que ele está, ele está torcendo para que a festa aconteça, até porque era uma das suas maiores paixões, e então vamos manter a programação da festa como programamos”. Disse Antony Marques, popularmente conhecido como Tony.
Sobre a Festa da Custódia
A Festa da Custódia irá acontecer do dia 15 a 23 de julho, com as participações artísticas de Garotos 100% em toda as noites, da dupla Carlito e Baduy, Grupo Simpatia, retorno da Banda Força Total, além dos animados leilões de prendas com o “Original Wisner Leiloeiro”. Outra novidade será telões de Led e câmeras de monitoramento por toda a festa incluindo o estacionamento.
Festeiros
Kennedy Marques & Larissa Marra
Antony Marques & Juliana Tomaz
Joaquim Machado & Silma Marques