O casal de festeiros da centenária Festa do Rosário deste ano, Elisabel Calaça e seu filho Ginerclei dos Santos, juntos com sua comissão organizadora, prestaram conta da 144ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, que neste ano, aconteceu de forma online devido a pandemia da Covid-19.
Mesmo sendo realizada de forma virtual, a Festa do Rosário gerou uma despesa de R$ 25 mil reais, e com pouca receita, grande parte dessas despesas foram arcadas com recursos dos próprios festeiros.
Apesar da situação, mesmo assim, festeiros e comissão organizadora deixaram um saldo positivo de R$ 5 mil reais para a Irmandade Nossa Senhora do Rosário.
SOBRE A CENTENÁRIA FESTA DO ROSÁRIO DE CATALÃO
Em 144 anos de tradição, essa foi a primeira vez que a festa religiosa, que pertence ao calendário cultural da cidade de Catalão foi realizada sem a presença de fieis e do público no geral.
CULTURA COM CONGADAS E RELIGIOSIDADE
A Festa do Rosário acontece na primeira quinzena do mês de outubro, sendo destaque a parte religiosa com reza de terços, procissões, missas campais no Largo do Rosário e apresentações das Congadas, que na atualidade conta com mais de 20 ternos, compostos por cerca de 6 mil dançadores, os quais, colorem as ruas com suas diversas cores e emocionam os milhares de devotos a cada som de instrumentos tocados, cânticos e gingado com suas danças.
PARTE FESTIVA E COMERCIAL DA FESTA DO ROSÁRIO
Outro ponto forte da centenária Festa do Rosário, é a parte festiva e comercial. Na parte festiva, depois de alguns anos, a festa do ano passado foi marcada pelo retorno do tradicional Ranchão, com apresentação de shows musicais e leilões. Já a parte comercial, conta com as tradicionais barraquinhas, instaladas nas imediações da Igreja do Rosário, chegando a ser registrados em anos anteriores, mais de mil barracas, entre comerciantes de Catalão e de várias regiões do Brasil.
Escrito por: Badiinho Filho