O climatologista e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Goiás (UFCAT), professor Rafael Ávila, explica que com a passagem de uma frente fria e a circulação dos ventos associada a um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, muitas áreas de instabilidade irão se formar pela região Centro Sul do Estado de Goiás, proporcionando o tempo atmosférico com sol, variação de nebulosidade, assim a combinação calor e umidade irão propiciar pancadas de chuvas isoladas que poderão vir acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventualmente granizo.
Rafael Ávila também disse que o nascer do sol dessa sexta-feira (08) foi às 05:54hs e o pôr do sol será às 18:15hs. Em Catalão, até o momento, a Estação Convencional já registrou 14 mm e a Automática 9,6 mm.
As informações acima foram concedidas ao Badiinho pelo professor Rafael Ávila do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), com base nos dados da Secretaria de Estado de Meio e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).