Nos últimos dias, os moradores de Catalão e outras regiões de Goiás enfrentaram um calor intenso, trazendo desconforto significativo. Além disso, as altas temperaturas e a baixa umidade apresentam sérios riscos à saúde. Infelizmente, a previsão não é animadora, já que o climatologista Rafael Ávila, do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), informou que a previsão para os próximos dias, é que esse período de calor persistirá até o próximo final de semana.
Para ilustrar a situação, Ávila relata que na última sexta-feira (10), a umidade relativa do ar atingiu alarmantes 12%, enquanto as termometro marcaram 37,3°C. No sábado (11), a temperatura subiu para 38°C, e no domingo (12), atingiu 38,6°C, com uma sensação térmica superior a 40°C.
Segundo Ávila, a previsão para hoje, segunda-feira, 13 de novembro, indica um dia com predominância de sol, temperaturas máximas elevadas e queda na umidade relativa do ar em Catalão e em todo o estado. O sol nascerá às 05h35 e vai se pôr às 18h26.
Um aviso de riscos potencial à saúde foi emitido devido à onda de calor, que afetará todas as regiões do estado de Goiás. Além disso, alerta-se para o perigo associado à baixa umidade relativa do ar, temos como “Alerta” em todas as regiões do estado, com índices variando entre 13% e 20%. O prognóstico semanal para o estado prevê que uma onda de calor persistirá, elevando as temperaturas em média 5ºC, iformou o comunicado. Informações adicionais podem ser obtidas com o Professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT. Fonte: CIMEHGO.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés