Investimento começa a transformar o DMIC
O presidente da CODEGO, Francisco Júnior, anunciou nesta sexta-feira (28/03) um investimento superior a R$ 400 mil para modernizar a iluminação do Distrito Minero Industrial de Catalão (DMIC). A empresa já iniciou a obra logo após a assinatura da ordem de serviço.
A CODEGO licitou todos os materiais: lâmpadas, cabos, mão de obra e um caminhão MUC. De acordo com Francisco, o novo sistema de LED deve estar concluído em até 45 dias, dependendo das condições do tempo.
— Essa nova iluminação traz mais conforto, segurança e qualidade de vida para quem trabalha e circula pelo distrito — afirmou o presidente.
Outras melhorias seguem em ritmo acelerado
Francisco destacou que a CODEGO também executa diversas melhorias no distrito. Entre elas, a recuperação de áreas degradadas, investimentos no sistema de abastecimento de água e ações voltadas à economia circular.
Além disso, a companhia iniciou o reparcelamento dos lotes, um processo que vai resolver pendências documentais e garantir mais segurança jurídica às empresas.
— A regularização dos lotes não aparece aos olhos do público, mas representa um avanço enorme para quem empreende ali — explicou Francisco.

Soluções alternativas para o setor energético
Apesar dos investimentos feitos pela Equatorial, o fornecimento de energia ainda apresenta limitações. Por isso, a CODEGO busca soluções alternativas para suprir as demandas dos polos industriais.
Recentemente, Francisco visitou a fábrica de baterias Moura, em Pernambuco, e conheceu uma tecnologia que armazena energia solar em grandes contêineres. A CODEGO já iniciou um estudo técnico para oferecer essa solução às empresas instaladas em Goiás.
— Enquanto cobramos melhorias da Equatorial, também buscamos alternativas que nos deem autonomia e segurança energética — afirmou.
Velomar destaca união entre município, estado e CODEGO
O prefeito Velomar Rios participou da entrevista ao lado de Francisco Júnior. Ele ressaltou a importância da parceria com a CODEGO e o Governo de Goiás para o desenvolvimento de Catalão.
— Estamos vendo uma revolução silenciosa acontecendo no DIMIC. A somatória de esforços entre prefeitura, governo estadual e CODEGO está mudando a realidade da nossa cidade — afirmou Velomar.
GO-330 deve começar a ser duplicada em agosto
Durante a entrevista, Francisco e Velomar celebraram o avanço da duplicação da GO-330, no trecho entre Catalão e Ipameri. O Governo de Goiás já recebeu o projeto executivo. A expectativa é de que as obras comecem em agosto, coincidindo com o aniversário da cidade.
— Em breve, vamos ouvir o ronco das máquinas trabalhando. Esse é um sonho antigo da população que finalmente sairá do papel — comentou o prefeito.
Apoio a Caiado e foco na gestão
Questionado sobre as eleições de 2026, Francisco deixou claro que, neste momento, está totalmente dedicado à presidência da CODEGO. No entanto, reafirmou seu apoio à possível candidatura de Ronaldo Caiado à presidência da República.
— Nosso governador tem preparo, história e coragem. Apoiar esse projeto é defender o Centro-Oeste e valorizar a região que move a economia do país — concluiu.