InícioCatalão-GOAgências bancárias funcionam normalmente em Catalão nesta quinta-feira (17);...

Agências bancárias funcionam normalmente em Catalão nesta quinta-feira (17); veja o que abre e fecha no feriado prolongado

Apesar do ponto facultativo decretado nas repartições públicas municipais e estaduais nesta quinta-feira (17) devido ao feriado da Semana Santa, as agências bancárias de Catalão operam normalmente.

Por outro lado, as casas lotéricas também abrem nesta quinta, mas fecham na Sexta-feira da Paixão (18). No sábado (19), funcionam até às 12h. Depois, voltam a fechar e só reabrem na terça-feira (22).

Comércio

De acordo com o Sindicato dos Comerciários de Catalão (Sindcom), as lojas do comércio varejista não podem convocar seus funcionários para trabalhar no feriado da Sexta-feira Santa (18/04). A única exceção é o Catalão Shopping, que possui um acordo específico.

Já para o feriado de Tiradentes, na segunda-feira (21/04), apenas as empresas com acordo coletivo poderão funcionar. Nesse caso, a jornada máxima será de seis horas e o empregador deve fornecer um lanche no valor de R$ 26,00 por trabalhador. O Catalão Shopping, novamente, segue regras próprias.

Além disso, segmentos como materiais de construção, atacadistas e concessionárias não estão autorizados a convocar funcionários nos dias 18 e 21, pois não há acordo com o sindicato.

Em contrapartida, o setor de gêneros alimentícios poderá funcionar nos feriados, mas somente se a empresa tiver acordo firmado com o Sindcom.

O sindicato reforça que estará fiscalizando os estabelecimentos durante os feriados e pede que os empregadores respeitem os direitos dos trabalhadores.

Decretos municipal e estadual

A Prefeitura de Catalão publicou, na segunda-feira (14), o Decreto nº 737/2025. O texto estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta quinta-feira (17), véspera da Sexta-feira Santa. Com isso, o expediente será retomado apenas na terça-feira (22), após o feriado de Tiradentes.

A medida se aplica a todos os órgãos e entidades da administração municipal, direta e indireta. No entanto, os serviços essenciais continuam funcionando normalmente. Estão nesse grupo as unidades de saúde de urgência e emergência, a coleta de lixo e a vigilância patrimonial.

No governo estadual, o Decreto nº 10.659, assinado pelo governador Ronaldo Caiado, também estabelece ponto facultativo nesta quinta-feira. O expediente nos órgãos estaduais será retomado apenas na terça-feira (22). Ainda assim, a decisão não afeta serviços indispensáveis, como os hospitais, Corpo de Bombeiros e forças policiais.

Badiinho Moisés
Badiinho Moisés
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

spot_img

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img
spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -