Escrito por: Ascom/Sefac
Cerca de 50 pessoas receberam orientações do Corpo de Bombeiros sobre como verificar sinais vitais e procedimentos de emergência
Acidentes no trabalho podem acontecer repentinamente. O que fazer quando eles ocorrem? A fim de esclarecer essa dúvida e comemorar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho, a Serra do Facão Energia S.A. (Sefac), em parceria com o 10º Batalhão Bombeiro Militar, promoveu duas palestras para os funcionários na última semana.
O objetivo foi proporcionar conhecimentos básicos sobre prevenção e técnicas de primeiros socorros. Foram abordados temas como, análise de vítimas (avaliação primária), causas de obstrução e liberação das vias aéreas, reanimação cardiopulmonar, classificação e tratamento de hemorragias.
Cerca de 50 colaboradores receberam orientações do Sargento Luís Cláudio Santana, na usina Serra do Facão e no escritório administrativo, em Catalão. Durante a ação foi possível simular situações de pânico, acidentes, afogamento, convulsão e choques. Os funcionários tiveram também a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprender na prática as técnicas.
“O conhecimento básico de primeiros socorros é importante porque ele pode minimizar sequelas e até salvar uma vida. Além de tranquilizar a vítima, um colega de trabalho saberá como deve proceder até a chegada do socorro especializado, como Corpo de Bombeiros e SAMU”, declarou Sargento Santana.
Para o eletricista Jéder Mendes Pacheco (29 anos), a ação foi positiva. “Eu faço parte de brigada há oito anos e acaba que alguns conceitos caem no esquecimento, pois, não é todo dia que a gente se depara com uma situação de acidente. Às vezes passa-se um ano sem ocorrências. Então, uma reciclagem é bem interessante porque, na hora do vamos ver, a gente pode esquecer alguma técnica e agravar a situação da vítima” avaliou.
Quem também aprovou a iniciativa foi o eletricista Donizete Mendes Gigante (36 anos), “a palestra é muito bem vinda. Nunca estamos totalmente livres do risco de acidentes. As técnicas que aprendemos podem ser necessárias a qualquer momento”.