Em 2021, a TV Globo voltou a ser a emissora que recebe a maior fatia no ano do investimento de publicidade estatal federal da Secretaria de Comunicação (Secom) do Palácio do Planalto. A informação foi confirmada pelos sites Poder360 e Carta Capital com base em dados do Diário Oficial da União.
Até então, no governo do presidente Jair Bolsonaro, a Record TV, que disputa o 2º lugar de audiência com o SBT, havia assumido a dianteira dos investimentos em 2019 e 2020.
A situação muda com a chegada do ministro das Comunicações, Fabio Faria, em junho do ano passado. Com ele, a emissora líder em audiência passou novamente a receber mais recursos.
Porém, a emissora do bispo Edir Macedo é a que mais se beneficia quando somados os recursos destinados pela Secom desde 2019, ano em que Bolsonaro assumiu a presidência.
Nesses três anos, a Record acumula 58,8 milhões de reais, o SBT recebeu 53,5 milhões e a Globo ficou com 47,2 milhões.
Ao se considerarem os investimentos da secretaria em empresas de mídia e não só de TV, a remessa destinada à Rede Globo caiu aproximadamente 27% no fim do governo da ex-presidente Dilma para 10% no atual momento do Governo Bolsonaro.
Publicado por: Badiinho Moisés com informações de Poder360 e Carta Capital