Goiás deverá ser o primeiro estado a oferecer o RG Único, que passou a existir na última terça-feira (23) por meio de um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi publicada pelo jornal Mais Goiás.
O novo documento reúne CPF, título de eleitor e carteira de trabalho em um único documento. Ele continuará a ser emitido em papel, mas os cidadãos poderão acessar a nova identidade no formato digital (no aplicativo Gov.br).
Antes de emitir o RG Único, o governo do Estado espera a definição do novo padrão do QR Code, que será fornecido pela Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (Cefic).
Esse padrão deve ser enviado nas próximas semanas, e aí o instituto de identificação estará autorizado a criar o documento. Esse QR Code vai ser importante para autenticar o documento e ficará no verso do RG Único.
Goiás e o novo RG
Goiás será o primeiro a ter o documento porque existe um acordo já assinado entre o Ministério da Economia e as secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP-GO) e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi-GO). Esse acordo trata de cooperação técnica e prevê a integração da base de dados do Registro Geral ao Gov.br.
Os outros estados têm até o dia 6 de março de 2023 para se adequar às medidas para emitir a nova carteira de identidade única.
Publicado por: Badiinho Moisés