O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, 87 anos de idade, morreu na madrugada de hoje, terça-feira, 8 novembro. Um dos mais importantes e respeitados políticos de Goiás, Iris Rezende estava hospitalizado desde o dia 6 de agosto em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH).
No dia 6 de agosto, data do AVCH, Iris Rezende foi internado no Hospital Neurológico, em Goiânia, capital do Estado, onde passou por procedimento cirúrgico de emergência para a retirada de um coágulo no cérebro.
Por decisão da família, 25 dias depois da sua cirurgia, Iris Rezende foi transferido para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde estava internado até a madrugada de hoje, data de seu falecimento. Iris estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e no último sábado (06), teve de ser novamente entubado após ter apresentado piora em seu quadro clínico e tendo dificuldades para respirar, porém, acabou não resistindo.
Iris Rezende Machado nasceu no dia 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, Goiás, e construiu uma carreira de muito respeito na política de Goiás. Iris foi governador do Estado de Goiás por dois mandatos (1983/1987 e de 1991/1995), tendo sido também prefeito de Goiânia em 1965, 2004, 2008 e 2016. Iris Rezende que iniciou sua trajetória política ainda na juventude foi também vereador, deputado estadual, senador e ministro.
Além da política, Iris Rezende Machado era advogado e agropecuarista, deixa três filhos e a esposa, Dona Iris Araújo.
Ainda não previsão do início do velório, pois o que se sabe até o momento, é que a previsão de chegada do corpo de Iris Rezende ao Hangar do Estado no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, será por volta do meio dia.
Ainda hoje no Blog do Badiinho
Ao longo do dia, traremos mais posts sobre a respeitada trajetória política de Iris Rezende Machado, principal líder político do MDB de Goiás, que implementou projetos sociais importantes e que auxiliaram milhares famílias de baixa renda nos quatro cantos de Goiás, como por exemplo, mutirões de construção de casas populares.
Publicado por: Badiinho Moisés