Na terça-feira (11), o Google anunciou oficialmente uma nova ferramenta destinada a proteger os usuários contra roubos e furtos: o “modo ladrão”. Esta funcionalidade estará disponível para dispositivos com Android 10 ou superior e será testada a partir de julho deste ano.
O “modo ladrão” foi desenvolvido para aumentar a segurança dos usuários, utilizando Inteligência Artificial (IA) para detectar movimentos abruptos, como quando um celular é arrancado da mão durante um roubo. Ao identificar essa atividade, o sistema bloqueará automaticamente a tela do aparelho.
Segundo o Google, a identificação do roubo é feita pelo acelerômetro, um sensor que mede vibração e aceleração, utilizando a IA para analisar esses dados. Após o movimento brusco, a tela será bloqueada e o celular só poderá ser desbloqueado com uma senha previamente definida pelo usuário.
O Brasil foi escolhido como o primeiro país a testar essa novidade, devido aos altos índices de furtos e roubos. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, somente em 2022, foram registradas 999.223 ocorrências desse tipo.
Esta nova medida do Google promete trazer mais segurança para os usuários de Android, especialmente em regiões com altos índices de criminalidade.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da jornalista Luana Cardoso – do Diário de Goiás