Consultada, a assessoria do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), confirmou sua presença no evento de abertura da colheita da soja – safra 2022, que vai acontecer durante todo o dia de amanhã, quinta-feira, 03 de fevereiro, no Espaço Conquista, no Residencial Maria Amélia I, em Catalão.
Inicialmente o evento estava marcada para ocorrer no último dia de 19 de janeiro, porém, três dias do evento, uma forte chuva com fortes ventos destruíram praticamente toda a estrutura que havia sido montada para o evento, sendo necessário o adiamento para o dia 03 de fevereiro.
No primeiro momento, havia a grande expectativa da presença do presidente Bolsonaro, porém, de acordo com agenda divulga por sua assessoria, toda a agenda dele desta quinta-feira (03) será em Porto Velho, na capital de Rondônia, tendo como principal compromisso por lá, uma reunião ampliada com o Presidente da República do Peru, Pedro Castilho.
Dentre as presenças aguardas neste evento, está a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, dentre outras lideranças nacional, estadual e municipal.
Sobre o evento
Pela primeira vez, o município de Catalão, localizado na região Sudeste de Goiás, a 261 km da capital Goiânia, recebe a Abertura Estadual da Colheita de Soja. O evento será realizado nesta quinta-feira, 03 de fevereiro de 2022, das 8h30 às 15h00, no Espaço Conquista, uma área agrícola localizada no final da Avenida José Marcelino (sentido Sul), esquina com a rua Ataídes Rios Sobrinho, no Residencial Maria Amélia I.
O evento é uma realização da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (APROSOJA-GO) em parceria com o Sindicato Rural de Catalão, com patrocínio da Rifértil, Agrofava Sementes, Fava Sementes, Case IH Agriculture, Agrosuporte, Soma Agrícola, Trisolo, XP Investimentos, Ihara e SoluBio.
A Abertura Estadual da Colheita de Soja é direcionada a produtores rurais e profissionais do setor, como engenheiros agrônomos, técnicos e consultores. Também será aberta à participação da comunidade geral. A expectativa de público é de 500 participantes.
O evento terá um painel técnico com especialistas renomados que vão abordar o mercado de insumos e como as perspectivas políticas e econômicas devem afetar o agronegócio em 2022, além da participação de autoridades locais, estaduais e federais e o ato simbólico de Abertura da Colheita, com colheitadeiras em campo.
Sobre Catalão
Catalão destaca-se como um dos 10 principais produtores de grãos no Estado. Somente no município há mais de 113 mil hectares cultivados com soja, que representam 3,2% da área total cultivada com a oleaginosa em solo goiano. Nos últimos 20 anos, houve crescimento de 135% na área de soja catalana, o que transformou a realidade produtiva da região, permitindo também a intensificação e agregação de valor às demais atividades agropecuárias locais.
Nesta safra 2021/2022, a expectativa é que o município colha mais de 415 mil toneladas da oleaginosa. Somente através da produção direta, a soja é responsável pela formação de um Valor Bruto Total superior a R$ 1 bilhão, sem somar as cadeias de insumos (sementes, adubos, defensivos), máquinas e equipamentos agrícolas, que movimentam outras centenas de milhões de reais.
Segundo o IBGE, as propriedades rurais de Catalão são responsáveis diretas pela ocupação profissional de mais de 6.000 habitantes, respondendo por quase 20% da população formalmente empregada.
VEJA A PROGRAMAÇÃO:
Publicado por: Badiinho Moisés