Formação é voltada a 25 servidores em atuação no Grupo Especializado no Atendimento à Vítima de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri), localizado em Goiânia
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e da Polícia Civil, ministra, nesta quinta-feira (11/08), o curso “Diversidade étnica, sexual e sociocultural” para 25 delegados, escrivães e agentes da Polícia Civil. Com carga horária de 8 horas, a formação visa à orientação dos profissionais que lidam com questões relacionadas à diversidade racial, religiosa e cultural brasileira.
Entre os conteúdos estão: legislação referente à discriminação racial, formação da sociedade brasileira e diversidade étnico sociocultural. Com a medida, a administração pública pretende contribuir para que os agentes tenham condutas livres de preconceito e discriminação. Segundo o delegado-geral, Alexandre Lourenço, o policial civil deve ser treinado para atender as demandas de direitos humanos: “Esse é o tom que queremos implantar para o policial do futuro”, afirmou.
O curso será ministrado pelo gerente da Diversidade Sexual da Superintendência dos Direitos Humanos da Seds e presidente do Comitê Estadual de Enfrentamento da LGBTfobia, Rogério Araújo da Silva, e pela Gerente da promoção da igualdade Racial da Superintendência da Mulher e da Igualdade Racial, Evelin Jordana Rodrigues, que também é presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Igualdade Racial e Combate ao Preconceito.
Geacri
Localizado no Jardim Bela Vista, em Goiânia, o Geacri foi criado em 2021 e reúne em uma única estrutura as investigações sobre crimes de injúria racial, homofobia, entre outros delitos envolvendo práticas de intolerância ou discriminação contra minorias. O grupo atua no âmbito criminal e resgate da cidadania de vítimas de racismo, discriminação e intolerância, seja por cor, etnia, religião, condição, orientação sexual ou identidade de gênero.
Publicado por: Baiinho Moisés/Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás