Uma mulher que não teve a sua identidade e idade não revelada, a qual estava internada em um hospital particular da cidade de Catalão, morreu na quinta-feira da semana passada, 22 de março, a suspeita é que ela tenha contraído a gripe H1N1, porém, o caso não foi confirmado ainda pelas autoridades de saúde. A informação foi divulgada somente ontem, terça-feira, 27, pela TV Anhanguera de Catalão na 1ª edição de seu telejornal, que vai ao ar das 12h às 12h30.
Segundo a reportagem, o caso está sendo investigado pela Secretaria Municipal de Saúde de Catalão, que se limitou em dar maiores detalhes, porém, o repórter Alaor Rodovalho, disse que os profissionais de saúde lhe informaram que a mulher esteve internada em um hospital particular da cidade de Catalão, vindo a óbito no dia 22 de março.
A equipe de reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde também disse que irá apurar direitinho o caso, para saber se a mulher morreu ou não de H1N1. Rodovalho também informou aos seus telespectadores que não foi informado se está sendo feito o bloqueio entre parentes e amigos desta mulher com o medicamento Tamiflu.
A Secretária Municipal de Saúde também informou a TV Anhanguera, que outros oito casos estão sendo investigados, isso para saber se o vírus está circulando ou não na cidade de Catalão.
Vacinação contra a influenza H1N1 começará daqui uma semana
Está prevista para ser iniciada daqui há duas semanas, a vacinação contra a gripe H1N1 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Catalão. Segundo a reportagem, a previsão de início será a partir do dia 16 de abril. Nesta campanha serão vacinados idosos, crianças, gestantes e profissionais de saúde e outras pessoas que estão inclusas no grupo de risco. No ano passado foram imunizadas cerca de 20 mil pessoas contra a gripe na cidade de Catalão.
O Blog do Badiinho pontuou algumas das principais ações que devem ser feitas para evitar a contaminação pelo vírus Influenza A H1N1:
- Lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar. Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou, ainda, álcool 70%. Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas;
- Utilizar lenços descartáveis;
- Deixar o ambiente sempre ventilado;
- Cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir;
- Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres;
- Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão;
- Evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.
Escrito por: Badiinho Filho
Fotos: Reprodução/Internet