Projeto de Lei que está na pauta de votação da Câmara dos Deputados, prevê reajustes no piso salarial e redução na carga de trabalho da categoria.
A enfermeira Hannayama Nogueira, servidora pública da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Catalão lotada no Hospital Materno infantil, representando o Conselho de Enfermagem do Estado de Goiás (COREN-GO) em Catalão e região, lidera grupo de profissionais da enfermagem de Catalão e da região, na viagem a Brasília-DF, onde estão participando da Marcha em Defesa da aprovação do Piso Salarial da Enfermagem e Parteiras, além da redução da carga de horário de trabalho semanal para 30 horas.
“Nossa viagem rumo a Brasília-DF é para representarmos a enfermagem catalana, e nos juntarmos com tantos outros profissionais do Brasil, para juntos pedirmos o apoio irrestrito do Projeto de Lei 2564, que estabelece o piso salarial e a carga horaria de trabalhado da categoria”, explicou a enfermeira Hannayama Nogueira Aguiar, em vídeo enviado ao Badiinho e divulgado em sua conta no Instagram.
A votação do PL 2564 na Câmara dos Deputados está marcada para hoje, quarta-feira, 04 de maio.
Ver essa foto no Instagram
Lira confirma votação do piso da enfermagem nesta quarta-feira
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), confirmou a votação nesta quarta-feira (4) do projeto que estabelece o piso nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). Conforme a proposta, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago pelos serviços de saúde públicos e privados.
Lira anunciou a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) como relatora da proposta em Plenário. O texto já foi aprovado pelo Senado e, caso seja alterado pela Câmara, retornará para análise dos senadores. Lira explicou que a proposta vem sendo intensamente debatida para encontrar fontes de custeio para o pagamento do piso salarial. Segundo o presidente, a proposta deve ter compromisso com a realidade fiscal do País.
“A pauta dos enfermeiros será amanhã [quarta-feira]. Estamos discutindo a forma de custeio, estamos com uma preocupação com os hospitais filantrópicos e públicos, para não haver demissões. Eu me comprometi a votar e estamos discutindo com empresários, parlamentares, com a Comissão Mista de Orçamento e com todos os conselhos do setor”, disse o presidente.
A sessão de votações do Plenário está marcada para as 13h55. (Fonte: Agência Câmara de Notícias).
Publicado por: Badiinho Moisés