Na manhã de ontem, quinta-feira, 05, foi realizado no 18º Batalhão de Polícia Militar de Catalão, o lançamento das obras de construção da sede própria do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT). A sede do GPT terá dormitórios com vestiários, sala administrativa e auditório para 150 pessoas, totalizando 203, 65 m² de área construída.
Os recursos para a construção da sede do GPT de Catalão vieram do Poder Judiciário e de emendas parlamentares, sendo R$ 109.463.96 reais oriundos do Fundo Judiciário de Penas Peculiares, disponibilizados através do Conselho Comunitário de Segurança (Comseg). Outros R$ 50 mil foram conquistados por meio de emendas parlamentares dos deputados Gustavo Sebba e Jean Carlo, ambos do PSDB. A mão de obra será executada pelos próprios policiais militares, e a construção será iniciada de imediato. A previsão é que as obras sejam concluídas ainda neste ano.
Além do comando local e regional da Polícia Miliar, também participaram do evento autoridades políticas, representantes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.
Sobre o GPT
O grupamento especializado da Polícia Militar do Estado de Goiás teve início no dia 09 de novembro de 1996, primeiramente denominado de Grupo de Operações Especiais (GOE). Em 2001, por meio de uma portaria foi denominado de Grupo de Patrulhamento Tático (GPT), que completa neste ano de 2018, 22 anos de existência. Desde a sua fundação no ano de 1996, o GPT era veiculado ao 18º Batalhão de Polícia Militar, pertencente ao 9º Comando Regional de Polícia Militar, conseguindo a base de doutrina de Rodas Ostensivas Metropolitanas (ROTAM). No ano de 2000, foi realizado o primeiro curso de patrulhamento tático, voltado para a padronização da doutrina nas cidades interioranas de Goiás.
O GPT é no entanto, uma tropa especializada no combate aos crimes, especialmente aqueles de grande vulto, tais como ocorrências de roubo em agências bancárias, tráfico de drogas e armas, latrocínios, homicídios e roubos a veículos. Outra função importante do GPT é o de auxiliar a tropa ordinária (PMs convencionais) em relação as ocorrências que necessitem de apoio, além-instruções e treinamentos relativos a abordagens, manuseios de armas, adentramento em locais hostis, instrução de tiros e dentre outros.
Escrito por: Badiinho Filho
Fotos: Redes Sociais/Reprodução