O Hemocentro de Catalão está em campanha para aumentar os doadores de sangue e também de Medula Óssea, já que houve uma diminuição nacional no cadastro de doadores. Gilvan Pereira Neto, é um desses voluntários conscientes, e ele, por ano, realiza quatro doações de sangue no Hemocentro de Catalão.
O voluntário Gilvan resolveu também entrar no cadastro para ser doador de Medula Óssea. “É um ato tão pequeno que a gente reserva em um momento da vida da gente. Se a gente tiver a graça de ser compatível é uma forma de ajudar, de amor ao próximo”, disse Gilvan Pereira, motorista, durante o processo de avaliação.
“Há muito receio das pessoas se cadastrarem como doadores de Medula Óssea pela falta de informação correta. Há três maneiras de coletar uma célula tronco: pode ser de cordão umbilical, de sangue periférico ou de Medula Óssea. Hoje praticamente a gente não coleta de Medula Óssea. A gente usa principalmente pela coleta de sangue periférico, que é muito simples, tranquilo”, informa Gabriela Spacek, hematologista.
“É muito importante doar sangue e também fazer o cadastro para ser doador de Medula Óssea. Convido todos os meus colegas pedreiros, serventes a serem doadores de sangue e cadastrar para a doação de Medula. Pode acontecer com a família da gente. Podemos salvar muitas vidas”, João Gomes da Silva, pedreiro.
O Hemocentro Regional de Catalão fica localizado na Rua Osório Vieira Leite, 70, no bairro São João, atrás do Colégio Estadual Dona Iayá. O telefone de contato para maiores informações é: (64) 3441-4013.
Escrito por: Redação/Jornal O Catalão