Ícone do site Badiinho

Hemocentro de Goiás pede que população contribua com doações de sangue

Hemocentro de Goiás pede à população para colaborar com a doação de sangue para manter atendimento normal da unidade - Foto: SES

A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo), unidade do Governo de Goiás, enfrenta um déficit de 18% no estoque de sangue, impactando diretamente o atendimento nas 223 unidades de saúde em todo o estado. A situação exige doações urgentes, especialmente para os tipos de sangue negativos A-, B-, O-, AB- e AB+.

Impacto no Atendimento

A queda nas doações de sangue tem gerado um impacto significativo nas unidades de saúde que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Embora o estoque geral do Hemocentro esteja em nível seguro, a falta de doações para os tipos negativos compromete o atendimento em situações de emergência.

Pedido de Apoio da População

Ana Cristina Novais, diretora técnica da Rede Hemo, alerta que os tipos negativos são os mais utilizados em situações críticas. Ela solicita apoio da população, especialmente daqueles que não doaram sangue nos últimos três meses ou que ainda não são doadores. “É um gesto simples, rápido, mas capaz de salvar até quatro vidas”, destacou a diretora.

Requisitos para Doação

Para realizar a doação de sangue, é necessário atender às seguintes condições:

Locais de Doação e Agendamento

As doações podem ser realizadas no Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz, em Goiânia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Nas unidades da Rede Hemo no interior do estado, o horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

É possível agendar a doação pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. Além disso, o Hemocentro de Goiânia e de Rio Verde também oferecem agendamento para doação de plaquetas, fundamentais no tratamento de pacientes oncológicos, com dengue e covid-19.

Ações para Empresas e Instituições

Empresas ou instituições podem solicitar a unidade móvel do Hemocentro para realizar ações de coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Para agendar, é necessário confirmar a participação de 120 pessoas e fazer a solicitação pelo e-mail hemocentro.captacao@idtech.org.br ou pelo telefone (62) 3231-7925.

A colaboração da população é fundamental para garantir a manutenção do estoque de sangue e o atendimento contínuo nas unidades de saúde do estado.

 

Com informações da Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Sair da versão mobile