Uma nova unidade de atendimento especializada no combate à dengue entrou em funcionamento em Catalão na última quarta-feira, 10 de abril, a partir das 07h. A instalação, localizada no Hospital Materno Infantil, busca aliviar a pressão sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que enfrenta superlotação devido ao aumento significativo de casos no município. Até o dia 8 de abril, Catalão já havia registrado mais de 2.300 casos de dengue, com seis mortes em investigação e outros três casos confirmados de Chikungunya.
Leia também:
-Dengue e superlotação desencadeiam tempo de espera prolongado na UPA de Catalão
A nova unidade atua como porta de entrada para pacientes com sintomas de dengue e oferece cuidados iniciais, incluindo hidratação. Caso o estado de saúde do paciente se agrave, ele é transferido para um dos hospitais de Catalão para receber atendimento especializado.
Segundo Angelane Silva Barcelos, coordenadora do hospital de campanha, os pacientes são atendidos por profissionais de saúde que avaliam seus sinais vitais e, se necessário, realizam exames. Nos casos mais graves, os pacientes são encaminhados para a UPA, onde há uma estrutura de emergência mais completa.
A unidade de atendimento contra a dengue opera 24 horas por dia e conta com nove leitos disponíveis. O corpo clínico é composto por dois médicos, dois enfermeiros e três técnicos em enfermagem, garantindo assistência rápida e eficiente aos pacientes.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés/Com informações de Alyne Braga – TV Anhanguera