O Blog do Badiinho entrevistou Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e ex-ministro da Saúde, sobre o processo de integração do Hospital Regional de Catalão à rede de gestão da estatal. Segundo Chioro, o presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, já autorizaram todas as tratativas necessárias para formalizar a parceria.
Assinatura de Acordo e Repasse de Recursos
Chioro explicou que, no início do próximo ano, deve ser assinado um acordo de cooperação técnica entre a Universidade, a Prefeitura e a Ebserh, formalizando a parceria. Além disso, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou o repasse de R$ 53 milhões para aquisição de equipamentos e mobiliário. Por outro lado, a Prefeitura terá a responsabilidade de entregar toda a marcenaria necessária.
Etapas para Início das Atividades
O planejamento para o início das atividades depende de etapas importantes. Por exemplo, uma delas é a autorização de vagas pelo Ministério da Gestão e Inovação, permitindo a realização de concursos públicos para contratação de trabalhadores. Portanto, Chioro afirmou que o objetivo é completar os preparativos ao longo do próximo semestre e iniciar as atividades em 2025.
Início Faseado da Operação
A operação do hospital ocorrerá de forma gradual. Por isso, os serviços serão iniciados com enfermaria, UTI e centro cirúrgico, mas não com capacidade total de imediato. Além disso, haverá um cronograma para anunciar à sociedade como será o processo gradual. Assim, Chioro garantiu que, em poucos meses após a inauguração formal, o hospital estará plenamente funcional.
Contratações e Prioridades
Para a primeira fase, está prevista a contratação de cerca de 800 profissionais, incluindo pessoal administrativo, técnico e de nível superior. Funcionários da Ebserh que atuam em outros hospitais terão prioridade para retornar a Catalão. Isso facilita a adaptação, pois esses profissionais já conhecem a cultura da empresa. Por fim, as demais vagas serão preenchidas por concurso público.
Chioro reafirmou o compromisso da Ebserh em estruturar e operacionalizar o Hospital Regional de Catalão, garantindo atendimento de qualidade para a população. Assim, acompanhe o Blog do Badiinho para mais atualizações sobre o tema.
Ouça a entrevista concedida pelo presidente da Ebserh, Arthur Chioro, ao Badiinho Moisés pela Rádio Cultura FM 101,1: